terça-feira, 24 de dezembro de 2019
Secretário de Saúde da capital maranhense, Lula fez balanço da gestão que avançou nos últimos dois anos
Para ele, o setor é hoje referência para o restante do estado 

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Antes de aceitar o desafio para comandar a Saúde da capital maranhense, o administrador Lula Filho, do alto dos seus então 45 anos, já havia passado por experiências várias que o qualificavam a exercer o cargo público.

Secretário Municipal de Turismo em 2013, de Governo de 2014 a 2017 na gestão Edivaldo Holanda Jr,  Lula é contemporâneo de uma geração que vê na filosofia, na arte e no empreendedorismo um tripé necessário ao fortalecimento das potencialidades humanas em totalidade.
Resultado de imagem para lula filho secretário de saude sao luis
Um tripé necessário ao fortalecimento das potencialidades humanas em totalidade.
''Sou um apaixonado por pessoas; por conhecimento; por novas ideias e inovação e vivo nesse ambiente. Impulsionar as pessoas e os profissionais a  realizarem  na gestão pública um trabalho correto, probo e com visão de futuro é meu norte’’, diz Lula.

Foi a partir dessa declaração  que o  secretário de Saúde de São Luís implantou na pasta um conceito de planejamento que permite visualizar o setor para além do imediatismo das ações diárias. Lula atribui a medidas provenientes desse foco os avanços anotados por ele e equipe.

''Tenho  convicção que o próximo secretário de Saúde de São Luís encontrará um setor  preparado para os desafios dos próximos anos; uma secretaria arrojada que aponta para o futuro. A Semus vivencia um momento impar, atualmente. Em tempo hábil trabalhamos o mapeamento de nossas áreas de alcance, através de planejamento estrutural, e hoje monitoramos 24h nossas ações. Temos encarado os constantes desafios de frente e com uma equipe preparada e coesa’’, destaca o secretário.

Avanços, conquistas, desdobramentos- Na prática, Lula Filho levou para a Saúde toda a verve administrativa que o vem pautando ao longo de sua vida profissional, canalizando esforços e metas num só ideário.  Até agosto de 2017, por exemplo, a Semus registrava perto de 19 mil consultas/exame mês. O dado, pouco divulgado pela imprensa, deu um salto significativo em outubro de 2019 com 247 mil consultas/exame mês. O aparelhamento dos serviços foi também otimizado e se notabilizou pela aquisição  de novas  ambulâncias, passando do número de 6 para 12, com 4 reservas.

O Samu, que fora qualificado na gestão do secretário, encontrou na atuação arrojada de Lula paralelo com as muitas campanhas organizadas pela secretaria entre  2018 e 2019. O esforço do gestor pode ser verificado em ações de vacinação, descentralizadas, além do diálogo estabelecido com as demais secretarias e o próprio Ministério da Saúde.
Resultado de imagem para lula filho prefeitura de sao luis
O Samu, que fora qualificado na gestão do secretário, encontrou na atuação arrojada de Lula paralelo com as muitas campanhas organizadas pela secretaria entre  2018 e 2019. O esforço do gestor pode ser verificado em...
''Todas as campanhas realizadas pela Semus bateram meta e a nossa vacinação se descentralizou indo até às pessoas em diferentes bairros de São Luís. Temos orgulho de termos avançado em Imunização em nossa capital. Temos também buscado  constante diálogo com as demais secretarias; parcerias com o Governo do Estado  e o Ministério da Saúde,  em conquistas que já podem ser festejadas’’, comemora Lula.

Os chamados Socorrões, anteriormente gargalos da gestão, passaram a ganhar nova feição com a implementação de programas como ‘Lean nas Emergências’ e ‘Saúde em Nossas Mãos’. O primeiro combate a lotação no pronto-socorro; já o segundo combate infecções em UTIs. Parcerias institucionais com o hospital Sírio Libanês, que ao lado do programa RHP-Restruturação Hospitalar Pública,  gerido pelo Hospital Oswaldo Cruz, foram responsáveis pela redução do número de pacientes nos corredores dos hospitais  Socorrão I e II.

Mais trabalho em 2020- Lula Filho anuncia para 2020 25 ordens de serviço, além das 20 em andamento, para compra de equipamentos às unidades de Saúde de São Luís. Os hospitais serão beneficiados com aparelhamento que garantirá o bom funcionamento das práticas médicas e hospitalares.
Foi a partir dessa declaração  que o  secretário de Saúde de São Luís implantou na pasta um conceito de planejamento que permite visualizar o setor para além do imediatismo das ações diárias.
Implantar centros cirúrgicos operacionais, melhorar a infraestrutura dos hospitais e consolidar os projetos já instalados pela Semus estão entre as metas do secretário para o ano vindouro. Ele afirma que a Saúde da capital está no caminho certo, sem mínima possibilidade de retroceder diante do atual cenário.

''Sem sombra de dúvidas, a Saúde de São Luís está no caminho certo. Temos um cenário positivo. Estamos trabalhando, diuturnamente, em prol de consolidar um modelo de gestão para a nossa Saúde que, com toda certeza, em 2020 chegará ao ápice, à sua conclusão’’, assinala.

Gestão Edivaldo, campo político- Lula Filho ratificou, por mais uma vez, o empenho do prefeito Edivaldo Holanda Jr em fazer da capital maranhense referencia  para o restante do estado na Saúde. Lula foi enfático ao asseverar que a gestão do prefeito deixará marcas positivas para a capital, representando, em definitivo, um marco na história da gestão ludovicense.

''Defendo o prefeito Edivaldo Holanda Jr e lhe faço justiça por saber, assim como todos o sabem, do empenho do prefeito em fazer de São Luís uma cidade-referencia na Saúde e nas demais  áreas da gestão pública. São Luís entra numa outra realidade após Edivaldo; temos um divisor de águas; um marco’’, vaticina Lula Filho. 
Lula Filho, que já figura como um dos mais destacados quadros administrativos da atual gestão, vem tendo o nome ventilado há três anos nos bastidores: ''Agradeço aos amigos e simpatizantes do meu trabalho, mas sou gestor, administrador público, amo o que faço; adoro cozinhar para a minha família e amigos nas horas vagas; gosto da nossa rica Música Popular Brasileira, da cultura de São Luís, mas amo trabalhar em gestão e a minha realização se dá ajudando a administração de Edivaldo a dá a São Luís o que ela merece e tem por direito’’. 
Lula Filho, que já figura como um dos mais destacados quadros administrativos da atual gestão, vem tendo o nome ventilado há três anos nos bastidores da política maranhense, como uma promessa do seu grupo nas conjunturas eleitorais. O secretario aproveitou para negar rumos de uma eventual candidatura em 2020.

''Não serei candidato a nada. Agradeço aos amigos e simpatizantes do meu trabalho, mas sou gestor, administrador público, amo o que faço; adoro cozinhar para a minha família e amigos nas horas vagas; gosto da nossa rica Música Popular Brasileira, da cultura de São Luís, mas amo trabalhar em gestão e a minha realização se dá ajudando a administração de Edivaldo a dá a São Luís o que ela merece e tem por direito’’, finaliza Lula. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB