sábado, 30 de novembro de 2019
Prefeita vem imprimindo ritmo de trabalho que agrada aos luminenses
Gestão de Paula deu um tom ameno à governabilidade local

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, conhecida como Paula da Pindoba(SD), vem imprimindo no município um ritmo de trabalho que agrada aos luminenses.

Paula, que deu um tom ameno à governabilidade local, realiza uma boa gestão na cidade e pode ser reeleita com facilidade em 2020. Entusiastas da forma de bem administrar da prefeita creem que ela poderá conferir a Paço um salto de desenvolvimento pelos próximos quatro anos, a contar de janeiro de 2021.
TRANQUILIDADE E DIÁLOGO A prefeita de Paço do Lumiar Paula Azevedo(aqui vista com o secretário de Planejamento e Articulação Governamental  do município, Jameson Malheiros e o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro): ela pode ser reeleita com folga em 2020.

Na zona urbana de Paço, onde bairros como Maiobão, Tambaú, Upaon Açu, Jaguarema,  Paranã e Lima Verde integram o conjunto da região, as ações da prefeitura vem se destacando junto à opinião pública.  As Vilas também vem sendo  contempladas pela gestão da prefeita, assim bem como a zona rural formada por bairros como Mojó, Sitio Grande, Mocajituba e Pau Deitado.

Massacrado por uma onda de desgoverno verificada nos últimos anos, Paço do Lumiar vive pela primeira na sua história um momento de tranquilidade governativa, fruto da conduta democrática da gestora. Paula é afeita ao diálogo e em quatro meses já recebeu dezenas de lideres comunitários para atender seus pleitos e repensar a cidade.

Paço está no caminho certo.
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
BALNEÁRIA 2020 
Se não conseguir reverter a alta rejeição registrada, Sampaio não terá outra  alternativa senão optar por um nome da chamada ‘nova oposição’, diz fonte governista 

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

Dos quatro nomes da chamada ‘nova oposição’ revelados com exclusividade pela Agência Baluarte nos últimos dois anos, o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Sampaio, vê  em dois viabilidade  para Vice em 2020.

Já faz alguns dias  que circulam rumores sobre a possibilidade, mas só na tarde desta sexta-feira(29), fonte direta ligada ao Prefeito afirmou a Editoria de Eleições de ANB, que Sampaio está de olho há meses no crescimento politico e de popularidade de ambos.
Resultado de imagem para eudes sampaio professor cristiano
Sampaio e Prof. Cristiano(à direita): Vice pode vir da 'nova oposição'. 
O termômetro para a escolha de um deles seria, conforme a fonte, a próxima pesquisa a ser divulgada. ‘’Não conseguindo reverter a rejeição  à nossa gestão, o grupo vai se render à estratégia de cooptação de um deles’’, afirmou a fonte que preferiu manter-se sob anonimato.

A articulação do grupo governista racharia ao meio as pretensões de nomes como Marlene Monroe, Prof. Cristiano e   Thiago Fernandes. Os dois primeiros seguem desgastados no município. Já o último amarga falta de popularidade num momento onde Sampaio caminha em busca desse fator.

Na Balneária, os ribamarenses tentam desvendar quem seriam os dois nomes. Uma aura de mistério movimenta as quatro regiões do município.
Segundo o líder, os valores são exorbitantes
Marco Aurélio Ferreira luta contra a exploração dos ribamarenses há quase uma década na cidade

POR FERNANDO ATALLAIA
REPÓRTER DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE

Quando a Frente de Libertação de São José de Ribamar estourou a polêmica em torno da cobrança exorbitante das contas de água   pela Odebrecht Ambiental na Balneária, o líder-fundador do movimento, Marco Aurélio Ferreira, estava dividido entre duas frentes de atuação: ele acabara de introduzir um novo conceito político no município  que levou à democratização do debate público  para além da Sede, ao passo que lutava pela  adequação do  fornecimento de água em bairros como Parque Jair, Parque das Palmeiras e Parque Araçagi.
Resultado de imagem para arnaldo colaço odebrecht sao jose de ribamar
O fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar na luta contra os desmandos da Odebrecht Ambiental: uma, dentre tantas conquistas anotadas. 
‘’Nossa atuação sempre foi pela população de São José de Ribamar. Uma atuação firme que registra, até hoje, conquistas à nossa gente’’, enfatiza o líder.

Responsável pela implantação  do Centro de Distribuição de Correspondências de São José de Ribamar, Marco esteve ao lado da oposição quando a primeira movimentação em torno da alternância na Câmara Municipal, ainda em 2015, era debatida visando o pleito de 2016. Na ocasião, a Frente de Libertação reuniu os principais lideres políticos, conseguindo eleger pelo movimento três vereadores.

Essas e outras realizações voltam à cena social da terceira maior cidade do Maranhão num momento onde Marco Aurélio Ferreira critica, comemora e lança luz sobre o cenário político. Pré-candidato  natural a Prefeito, ele é um dos decanos da conjuntura para a eleição histórica de 2020.
HISTÓRICO DE LUTAS Marco Aurélio com diretores dos Correios e lideranças do Parque Jair: Centro de Distribuição de Correspondências de São José de Ribamar virou realidade. 

‘’Estou aqui a ver as movimentações de todos os demais pré-candidatos e não vejo nada de novo. Vejo muita coisa repetida,  nada novo. O cenário está sendo  movimentado pelas mesmas ações de sempre, todos se repetindo’’, avalia Marco Aurélio.

Nova bandeira- É dentro dessa afiada percepção que há dois meses o fundador da Frente de Libertação caiu, por mais uma vez, em campo. Dessa feita, ele quer a redução do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis-ITBI, considerado por Marco, mais uma cobrança exorbitante aos ribamarenses.

‘’O ITBI, sabemos todos, é um tributo municipal que é obrigatório quando acontece aquisição imobiliária, mas em São José de Ribamar essa cobrança é exorbitante, é altíssima. Vamos lutar a partir de agora, como sempre fizemos, para que os ribamarenses não sejam explorados como vem acontecendo’’, vaticina.
Resultado de imagem para marco aurelio ferreira sao jose de ribamar agencia baluarte
PELOS RIBAMARENSES A luta do líder Marco Aurélio Ferreira agora é pela redução do valor  do ITBI na terceira maior cidade do Maranhão. 
Marco Aurélio acrescenta que categorias como a dos  Corretores de Imóveis  e mesmo o conjunto da Construção Civil vem sendo afetados pelos valores estabelecidos no tributo, o que acaba por dificultar negociações  entre as muitas partes que envolvem o segmento. 

''O elevado valor do ITBI em São José de Ribamar vem dificultando negociações que beneficiam diretamente nossa população. Nossos ribamarenses do Monte  Alegre, Turiúba, Sede, Vilas e demais regiões estão sendo prejudicados. Estamos com uma agenda para debater esse tema junto ao Governo municipal e demais órgãos e instituições ligadas ao setor, em caráter de urgência'', finaliza Marco Aurélio. 
Imbróglio tem claro viés político, o que vem dificultando a regulamentação de um serviço necessário à população

POR FERNANDO ATALLAIA
REPÓRTER DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

No centro de uma polêmica que há três dias abala a terceira maior cidade do Maranhão, estão os motoristas dos carros-lotação de São José de Ribamar, em sua maioria pais de família que a duras penas oferecem, diariamente, um serviço necessário  aos mais de 230 mil ribamarenses da cidade.

A polêmica tem claro viés político e tanto a Câmara como a gestão do prefeito Dr. Sampaio  estariam disputando entre si  os  dividendos da questão. Segundo apurou ANB, os vereadores pretendem aprovar o projeto elaborado pelo conjunto das cooperativas, após o ano eleitoral. Já o  Governo quer para si o crédito da regulamentação para usar  para fins eleitoreiros na campanha de Sampaio, segundo informa uma fonte na Prefeitura.
Resultado de imagem para eudes sampaio professor cristiano
O prefeito Sampaio: seu líder de Governo encampa debate pela regulamentação. Campanha de 2020? 
Na grande São Luís, a luta pela regulamentação do serviço data de  2013 e em 2018 um protesto realizado pelos carros-lotação da área Itaqui-Bacanga pôs ‘fogo’ no debate. Em Imperatriz, o serviço foi regulamentado pela Câmara Municipal há quatro meses, mas antes encontrou obstáculo  junto ao Executivo. Na ocasião, os   desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJMA negaram recurso da Associação dos Taxistas de Imperatriz (Assotaimp),  entendendo que caberia ao município regulamentar os assuntos de interesse local, conforme seu poder discricionário.

Já a prefeitura de São Luís invocou por meses, a pretexto de evitar a regulamentação do serviço,  a Lei Federal nº 12.587 de 2012, que trata do Plano Nacional de Mobilidade Urbana. A lei   invalida o serviço de carros-lotação como transporte de passageiros.

Os operadores do serviço em São José de Ribamar nada mais querem o que   seus colegas vem reivindicando- com conquistas já anotadas- em outras cidades: sair da clandestinidade e conferir à  sua  atuação dignidade e reconhecimento. No âmbito interno, a regulamentação é uma  forma legítima de combater os chamados ‘piratas’, carros sem identificação que podem por em risco a vida dos usuários do transporte.
Resultado de imagem para camara de vereadores de sao jose de ribamar
Câmara Municipal vem protelando aprovação do projeto; vereadores  temem  ‘uso eleitoreiro’ das cooperativas em prol do atual prefeito. 

A questão em São José de Ribamar passa pela morosidade da Câmara  e falta de vontade política de parte dos vereadores em aprovar o projeto  apresentado pelas cooperativas. É função do  Legislativo  transformar  atos e costumes em lei e os carros-lotação do município ribamarense  já se configuram uma realidade na paisagem há anos, portanto, a Câmara demonstra não está atenta aos movimentos da cidade ao protelar a aprovação do projeto. Por outro lado, alguns  vereadores temem que o Governo municipal – que por anos  ignorou a importância do serviço- utilize o reconhecimento às categorias como bandeira política em seu beneficio, uma forma de catapultar positivamente a imagem do prefeito para a eleição vindoura.

Apesar dos carros-lotação representarem um  sistema de transporte alternativo que vem beneficiando  centenas de ribamarenses na atualidade; aquecendo a economia local, especialmente pela aquisição de combustível,  e suprindo a carência da oferta de transporte, Câmara e Prefeitura travam uma  briga interna, onde pré-candidatos a Prefeito de ambos os lados vem ao longo da semana se digladiando, sem ganhos concretos aos motoristas. Após bate-boca entre um membro de  uma das cooperativas e um vereador esta semana, o pleito dos cooperados estacionou na Câmara.   
O pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto, lamentou a situação de abandono dos carros-lotação da cidade: ''Lamento profundamente por todos os pais de família que atuam no transporte alternativo da nossa  cidade por essas complicações desnecessárias que envolvem uma categoria tão importante e necessária para São José de Ribamar. Sou extremamente a favor da regulamentação dos nossos carrinhos-lotação, para que os motoristas tenham tranquilidade para trabalhar sem perseguição,  e dá maior tranquilidade aos usuários’’. 

Em contato com ANB, o pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto, lamentou a situação de abandono dos carros-lotação da cidade e os muitos  entraves  que norteiam  a regulamentação.

''Lamento profundamente por todos os pais de família que atuam no transporte alternativo da nossa  cidade por essas complicações desnecessárias que envolvem uma categoria tão importante e necessária para São José de Ribamar. Sou extremamente a favor da regulamentação dos nossos carrinhos-lotação, para que os motoristas tenham tranquilidade para trabalhar sem perseguição,  e dá maior tranquilidade aos usuários'', afirmou Pinto.
quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Durante reunião em São Luís nesta quinta-feira 

Durante reunião em São Luís nesta quinta-feira (28), o 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal anunciou a primeira compra conjunta entre os estados que integram o consórcio da região. São aqueles em que há ocorrência de vegetações amazônicas: Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.
Os governadores foram recebidos no Palácio dos Leões por Flávio Dino. O anúncio sobre a compra conjunta foi feito pelo governador do Amapá e presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, Waldez Goés.
De acordo com ele, a aquisição será voltada para a área da Saúde e caberá ao estado do Amazonas a organização dos mecanismos de compra.
Os governadores Mauro Carlesse(Tocantins) e Flávio Dino(Maranhão) firmam parceria. 
Ainda segundo Goés, a inspiração veio do Consórcio Nordeste, ferramenta de gestão formada pelos nove Estados nordestinos, que em sua primeira licitação garantiu economia de 30% de economia na aquisição conjunta de medicamentos.
“O Consórcio tomou a decisão de fazer sua primeira compra corporativa área da saúde. Entendemos isso como passo importante. Já vem sendo experimentado pelo Nordeste e isso significa comprar melhor e com mais transparência, qualidade e economia”, destacou Goés.
Waldez Goés assinalou ainda que já foram iniciadas as deliberações para novas compras nas áreas da Tecnologia e da Segurança Pública.
“O Estado do Mato Grosso vai organizar a compra corporativa na área de tecnologia e na próxima reunião, que deve acontecer em fevereiro ou março do ano que vem, nós devemos alinhar algumas situações nessa área de gestão, referente às compras corporativas na área de Segurança Pública”, antecipou.
Ponte entre Carolina e o Tocantins
Ainda durante a Assembleia Geral do 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, foi assinado protocolo de intenções entre os estados do Maranhão e Tocantins para construção de uma ponte que vai ligar a cidade de Filadélfia (TO) a Carolina (MA).
Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, a parceria vai gerar benefícios sociais e econômicos, em especial para o turismo local.
“Uma das preocupações do Consórcio Amazônia é a integração infraestrutural entre os vários Estados. Agora vamos para os passos concretos e necessários para execução do projeto. Sabemos que Carolina e as cidades da região têm uma grande importância para a economia do turismo. Tenho certeza que esse investimento ajudará no desenvolvimento da região”, frisou Dino.
Carta de São Luís
A partir dos debates realizados no 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, os gestores assinaram a Carta de São Luís, protocolo de intenções na área ambiental para convergência de posicionamento dos estados da Amazônia Legal e o Governo Federal brasileiro, a ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25), que acontece no mês de dezembro em Madri, na Espanha. Oito governadores assinaram a Carta.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que “esse é um encontro que nós fazemos frequentemente para discutir as questões da Amazônia e nessa reunião falamos principalmente sobre a COP 25 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019)”, que acontece no início de dezembro.
Mauro Carlesse, governador do Tocantins, avaliou que “quando juntam todos os Estados voltados ao mesmo tema do meio ambiente, a tendência é cada vez melhorar mais”.
Para Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, “esse encontro de governadores é uma oportunidade que nós temos, acima de tudo, de trocar experiências, de falarmos um pouco dos problemas comuns que nós temos aqui nessa grande região do Brasil que é a Amazônia Legal”.
Fórum de Governadores da Amazônia Legal. 
“É muito importante a união dos Estados, dos governadores, para que nós possamos facilitar as ações. Nós somos da Amazônia e nós temos muitos interesses em comum, interesses das nossas populações e esse diálogo tem sido muito importante”, afirmou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.
Para Helder Barbalho, governador do Pará, “o Fórum tem sido um ambiente absolutamente de integração da nossa região, da construção de forma coletiva de propostas que permitam com que a Amazônia Brasileira possa se desenvolver de forma sustentável, respeitando as nossas diferenças, respeitando nossas particularidades”.

MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO
Prefeito que substituiu Fernando Moura da Silva intensificou presença nas comunidades
Achincalhado por uma onda de rejeição meteórica, ele determinou ao seu grupo que cubra as lacunas existentes

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

O prefeito que substituiu Fernando Moura da Silva em São José de Ribamar corre contra o tempo para alavancar seu projeto de reeleição. Dr. Sampaio, segundo fontes no Governo municipal, determinou há uma semana que todos do seu grupo político. Todos, sem exceção, tomem para a si a árdua tarefa de cobrir as lacunas de representatividade no município.

Desde os bajuladores mais rasteiros às pseudolideranças sem espirito público oriundas da politicalha, os cupinchas se movimentam, atualmente, nas quatro regiões da Balneária.  Como já havia antecipado a Agência Baluarte em matérias anteriores, Sampaio não se vê longe do Poder, mas ao contrário de seu antecessor que usava da truculência e do jogo baixo contra adversários políticos, o Dr.  diminuiu a quantidade de ataques contra os exponenciais concorrentes. Receio de o tiro sair pela culatra e a antipatia do eleitorado à sua gestão dobrar a partir de dezembro.
Resultado de imagem para eudes sampaio
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’ O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Sampaio: em ritmo acelerado, ele avança na disputa. 
O próximo levantamento a ser feito em São José de Ribamar, previsto para o mês março de 2020, será decisivo para consolidar nomes e potencial de rejeição. Dr. Sampaio busca superar-se. Nunca viveu a experiência de ser ele o candidato a Prefeito. Sempre à sombra de Fernando Moura, saiu da zona de conforto empurrado por mais uma desistência do ex-prefeito.  Essa nova ambientação vivenciada por Sampaio não lhe tem custado barato. O elevado índice de desaprovação da sua administração é predominante, mas ele conta com a Prefeitura como barganha num universo  povoado de aproveitadores e desonestidade. Frutos do espectro político criado por ele e Moura em 15 anos.

Agora, sob a ameaça de ser atropelado por uma cidade outra que não aquela a que estavam acostumados, Sampaio e grupo ainda costuram uma aliança com a Câmara Municipal no futuro. Pela primeira vez na história, Fernando Moura e seu faz tudo se sentem forçados a unir com os vereadores caso queiram pelo menos equiparar-se ao avanço da oposição local. Por anos, quatro parlamentares lambe-botas do Governo tentaram a oportunidade e foram impedidos por aqueles que hoje dariam a eles a Vice num piscar de olhos. A Câmara, no entanto, segura o blefe até última ordem.

Plantando a ilusão de que  não fará o Vice e sim o prefeito.
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’
Nomes da Câmara Municipal encontram na revolta da população repúdio à improváveis pré-candidaturas

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

Na semana onde o pretenso pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Nonato Lima, chamou um eleitor ribamarense de ‘babão’ nas dependências da Câmara Municipal gerando revolta nos munícipes, os mais de 230 mil ribamarenses da terceira maior cidade do Maranhão viram no descontrole de Lima uma razão funda que fala alto nas entrelinhas: ele e seu mancomunado colega de 'articulações' Manoel Albertin, o Beto das Vilas,  assistem ao crescimento da  rejeição às suas improváveis  pré-candidaturas por toda cidade.

O primeiro, por não ter destino partidário certo (o PDT, seu partido, segue animado com outro pré-candidato, como revelou em primeira mão a Agência Baluarte, veja aqui  http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2019/09/maranhao-eleicoes-2020-na-disputa-pela.html ), o que  vem lhe causando uma acentuada instabilidade emocional; o segundo, por ter ao longo dos últimos 12 anos, omitido as prestações de contas da Câmara( reveja aqui http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2019/11/balnearia-2020-manoel-albertin-insiste.html )  num histórico de falta de falta de transparência sem precedentes no estado.
Resultado de imagem para camara de vereadores de sao jose de ribamar
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' Nomes da Câmara Municipal  encontram na revolta da população  repúdio à  improváveis pré-candidaturas. 
Oscilando entre essas duas gritantes condições, soma-se o fato de que ambos-tanto Manoel Albertin quanto Nonato Lima- terem permanentemente gozado das regalias do grupo comandado hoje pelo prefeito Eudes Sampaio, conhecido em São José de Ribamar pela alcunha de Dr. Sampaio, nos últimos 15 anos. Os ribamarenses os acusam de, em função de seus interesses particulares, serem responsáveis pela formação de currais eleitorais no  município, causa da miséria e   pobreza ainda verificadas em São José de Ribamar.

Históricos aliados de Fernando Moura da Silva, os dois ‘pombinhos’ agora fazem às vezes de oposicionistas de ocasião. Há três motivos para a postura imediatista de ambos, conforme apurou ANB. Segundo informa uma fonte ligada à Câmara, um escândalo de proporções inimagináveis estaria prestes a explodir e teria relação direta com o suposto escoamento de dinheiro público na gestão do atual presidente.
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Equipamentos que garantirão maior alcance da eficiência e segurança dos pacientes
O Hospital do Câncer Aldenora Bello terá mais um reforço. Por meio de emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal licenciado, e Secretário das Cidades, Rubens Júnior (PCdoB), o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello (IMOAB) irá receber, nesta semana, R$ 100 mil para aquisição de novos equipamentos.
“A saúde é um dos compromissos dos nossos mandatos e o hospital Aldenora Bello é referência no tratamento do câncer no Maranhão há quase 50 anos. Precisamos contribuir para que sua atuação seja ampliada”, destacou Rubens.
Por meio de emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal licenciado, e Secretário das Cidades, Rubens Júnior, o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello irá receber, nesta semana, R$ 100 mil. 
A emenda parlamentar destinada será investida na compra de novos equipamentos na área médica, que garantirão maior alcance da eficiência e segurança dos pacientes.
Rubens destacou, ainda que os seus esforços estão se somando aos do Governo do Estado, que está fazendo o maior investimento em Saúde da história do Maranhão. “Em sua gestão, o governador Flávio Dino tem trabalhado para erguer uma verdadeira rede estadual de atendimento, que funcione com eficiência, viabilidade, probidade e acessível para todos”, detalhou.
terça-feira, 26 de novembro de 2019

As principais áreas receberão ainda mais recursos, de acordo com o PLOA

O projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, prevê o aumento de investimentos nas principais áreas em comparação com o ano de 2019.

Na Saúde serão investidos mais de R$ 2,3 bilhões para dar continuidade aos serviços prestados pelas unidades do Estado, entre eles os oito grandes hospitais inaugurados pela gestão de Flávio Dino.
 
2020 O governador do Maranhão, Flávio Dino: aumento de investimentos em saúde, segurança e educação.
Já na área da Segurança Pública, os investimentos passarão de R$ 3,1 bilhões, bem mais do que os R$ 2,7 bilhões de 2019. A aplicação dos vultuosos recursos públicos tem tido como resultado a diminuição da criminalidade, que em São Luís chega a ser de 70% e que já tirou a capital da lista das 50 cidades mais violentas do mundo. 
A Educação, carro-chefe do governo Dino, c ontinuará recebendo grande quantidade de recursos públicos. Serão mais de R$ 2,7 milhões para que o Maranhão continue melhorando seus índices educacionais.

As principais áreas receberão ainda mais recursos em 2020, de acordo com o PLOA.
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO'
Vereador teve a pré-candidatura avalizada pelo presidente do seu partido
Edilázio Jr anunciou Albertin como pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar

POR  FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

São José de Ribamar acordou na manhã desta terça-feira(26) com a informação de que o presidente do PSD, deputado Edilázio Jr, avalizara a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal, Manoel Albertin, o Beto das Vilas, a Prefeito da cidade.

Albertin, segundo informa o Blog do Wt(veja aqui https://waldemarter.com/eleicoes-2020-gil-cutrim-apadrinha-pre-candidatura-de-beto-das-vilas-em-sao-jose-de-ribamar/ ) teria o apoio do ex-prefeito Gil Cutrim no município, caso leve adiante a indicação de Edilázio para o Executivo ribamarense.
Resultado de imagem para beto das vilas
O presidente da Câmara de São José de Ribamar, Manoel Albertin: pré-candidatura e falta de transparência. 
O fato é que Manoel Albertin enfrenta há 12 anos o questionamento dos mais de 230 mil ribamarenses da Balneária quanto a não prestação de contas de sua gestão na Câmara e a histórica falta de transparência no Legislativo comandado por ele nesse período. Ele nunca deu explicação aos ribamarenses do dinheiro público que é gasto na Casa, sua aplicação e gastos.

Esse empecilho vem podando as intenções políticas do presidente da Câmara em muitas frentes. Ele também já enfrenta a revolta de alguns de seus pares por ter demolido de uma vez por todas as intenções do pretenso pré-candidato Nonato Lima, que esperava  ter de Beto adesão ao seu projeto político.

Leia mais sobre a eleição histórica da terceira maior cidade do Maranhão, aqui:



Na manhã desta segunda-feira 

Na manhã desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), prestigiou a solenidade de abertura do 9° Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Calhau.
Para o presidente da Casa Legislativa, a temática sobre o incentivo das políticas públicas no dinamismo da cidade, é importante e necessário.
O presidente da Câmara Municipal Osmar Filho prestigiou a solenidade de abertura do 9° Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, na sede da Procuradoria.
''É possível avançarmos em projetos sociais, desenvolvimento econômico e sustentável para a cidade e o estado, através do incentivo das políticas públicas. Um evento que contribuiu para repensar a cidade e o país de forma justa e íntegra’’, ressaltou o presidente.
O tema da conferência de abertura ''Um olhar sobre o mundo e sobre o Brasil'', foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Durante o evento, procuradores, juristas, advogados e sociedade civil em geral, que estiveram participando, enalteceram a grandiosidade do Congresso e do assunto, como essencial para repensar as instituições e as relações de poder do século 21.
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Segmento amarga há 15 anos na falta de políticas públicas
Mulheres ribamarenses sentem, diariamente, a força da exclusão histórica

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Historicamente o organograma administrativo das gestões do grupo de Fernando Moura da Silva, hoje representado por Dr. Sampaio, nunca contemplara as mulheres de São José de Ribamar com uma sequer secretaria  que levasse a prerrogativa de atuar junto ao segmento.

Apesar de todas as pastas  da Prefeitura funcionarem  a passos de tartaruga e muitas delas apenas constando como cabide de mamatas, a ausência de uma Secretaria da Mulher na terceira maior cidade do Maranhão vai ao encontro da constatação de que depois da Juventude, as mulheres ribamarenses representam uma força orgânica e de trabalho inigualável na cidade.
Resultado de imagem para sao jose de ribamar
NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO São José de Ribamar nunca teve em 15 anos uma Secretaria da Mulher: mulheres ribamarenses abandonadas à própria sorte. 
A carência de contemplação das mulheres ribamarenses  pelo poder Executivo municipal vem sendo sintomática aos longo dos anos, com exasperações gritantes no município. Abandonadas à própria sorte, elas tem de conviver com o desprezo proporcionado pelo grupo politico que comanda São José de Ribamar há quase duas décadas.

Num momento onde os governos, órgãos públicos, entidades representativas e autarquias cumprem uma intensa agenda social na busca da promoção da igualdade entre mulheres e homens, na Balneária o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres ainda é um sonho distante.

LEIA MAIS SOBRE O ABANDONO DAS ÁREAS  DE GESTÃO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, AQUI:



domingo, 24 de novembro de 2019
Milhares de rubro-negros estão na Avenida Presidente Vargas

O elenco do Flamengo chegou ao Rio de Janeiro às 10h49 deste domingo e foi comemorar o bicampeonato da Libertadores, conquistado na véspera sobre o River Plate, nos braços da torcida. Os jogadores estão em um trio elétrico na Calendária, o ponto de partida do desfile pela Avenida Presidente Vargas, no Centro.

Após o desembarque no Galeão e a passagem pela imigração, o grupo seguiu escoltado pela Polícia Militar e foi ao encontro dos milhares de torcedores que já esperavam os campeões da América com camisas, bandeiras e faixas.

O clima é de euforia. A massa de rubro-negros se intensifica a partir do Mercado Popular da Uruguaiana. Na porta da Candelária, torcedores se amontoam ao redor de carros técnicos de transmissão.
Resultado de imagem para JOGADORES DO FLAMENGO DESFILAM PELO CENTRO DO RIO APÓS TÍTULO DA LIBERTADORES
O Flamengo conquistou a América pela segunda vez em sua história de maneira dramática. Dominado durante a maior parte do jogo, virou sobre o River Plate com dois gols de...
O grupo Flaparódias é um dos que animam os presentes, puxando as principais letras da torcida em ritmo de samba e pagode e ainda improvisando rimas.

— Todo jogo do Flamengo a gente está junto. Saímos da Ilha do Fundão e hoje não podia ser diferente — conta Diego Fonseca.

Mas a polícia já precisou agir por conta de furtos e roubos. Dois homens e uma mulher foram detidos pelo Centro Presente na Presidente Vargas. Com ela, foram encontrados muitos celulares. Clima é de revolta. Torcedores os acusaram de furto e tentaram agredi-los.

No Galeão, o primeiro a entrar na mira das lentes das câmeras de TV foi Gabigol, herói da decisão. O camisa 9 apareceu na janela do avião com uma bandeira do Flamengo e fez a festa de funcionários do aeroporto na pista. Depois, jogou o próprio celular para que um deles registrasse o momento.

O governador do Rio, Wilson Witzel, veio no avião com a delegação rubro-negra. Um dia antes, ele viralizara por conta de um vídeo em que é ignorado por Gabigol após se ajoelhar para cumprimentá-lo.

O Flamengo conquistou a América pela segunda vez em sua história de maneira dramática. Dominado durante a maior parte do jogo, virou sobre o River Plate com dois gols de Gabigol em um intervalo de três minutos.

O GLOBO
EDIÇÃO DE ANB
sábado, 23 de novembro de 2019
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’
Líder do maior movimento político-social de São José de Ribamar, Pinto congregou pré-candidatos a Vereador do Patriota51
Ele também reuniu a classe artística ribamarense e anunciou a 1ª edição do 'Canto Ribamar'

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

A Sede de São José de Ribamar foi movimentada na tarde deste sábado (24), pelos membros do maior movimento político-social da cidade. A Aliança Ribamarense iniciou as atividades na Balneária há cerca de dois anos. 

Líder da Aliança, o pré-candidato a Prefeito Jota Pinto  congregou a grande maioria dos pré-candidatos a Vereador  do Patriota51, em reunião de trabalho que versou sobre  metas e estratégias para o pleito de 2020.

Ao lado dos integrantes da Executiva municipal do partido, Pinto e demais patriotas debateram com afinco sobre as eleições Proporcional e Majoritária. A legenda vem tendo uma atuação marcante em São José de Ribamar e recebe de forma pontual adesão  dos ribamarenses das quatro regiões do município. 
Patriota51 O líder da Aliança Ribamarense e pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto: ''Esta tarde marcou, definitivamente, a união do nosso grupo que a cada dia segue fortalecido rumo à renovação política de São José de Ribamar e pelo bem comum das famílias ribamarenses tão carentes de atenção''. 
Segundo Jota Pinto, o momento foi oportuno para dirimir  dúvidas, fortalecer laços e seguir adiante no projeto maior de alternância e renovação política local.

‘’Esta tarde marcou, definitivamente, a união do nosso grupo que a cada dia segue fortalecido rumo à renovação política de São José de Ribamar e pelo bem comum das famílias ribamarenses tão carentes de atenção’’, destacou Pinto.

'Canto Ribamar'- Na oportunidade foram definidas as deliberações iniciais, assim bem, como a  programação artístico-cultural do evento ‘Canto Ribamar’ que acontece dia 21 de dezembro, às 16h, no restaurante Sabor do Nordeste, no Oiteiro.

De natureza multicultural, o evento promete reunir toda a gama de artistas ribamarenses oriundos da Música, Artesanato, Literatura, Artes Plásticas, Culinária e Teatro. É a primeira vez na história de São José de Ribamar que um pré-candidato a Prefeito lança luz sobre a necessidade de se valorizar a cultura genuinamente ribamarense em detrimento das manifestações de outros estados.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB