terça-feira, 8 de outubro de 2019
Frases de efeito,  provocações, deboches dão  o tom  da Secretaria de Sampaio voltada ao segmento
Nas quatro regiões da cidade, a Juventude ribamarense segue desassistida, desempregada e sem perspectivas de vida

POR  FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Os 230 mil ribamarenses que habitam hoje a terceira maior cidade do Maranhão sabem que os únicos jovens que estão se beneficiando da Secretaria de Juventude da Prefeitura Municipal são aqueles que de alguma forma estão ligados a ela ou nela trabalham.  Ademais o maior tecido social de São José de Ribamar segue desassistido, desempregado e mendigando atenção.

Sem perspectivas de vida, os jovens ribamarenses ululam entre a criminalidade às portas de um modelo de gestão que em 15 anos não vai além de um caminhão e ganhou  nome, promoção e veiculação midiática: o ‘Caminhão da Juventude’, uma iniciativa  da Prefeitura, esbarra em suas próprias rodas há quase duas décadas. Por não alcançar as demandas reais do segmento; por abarcar apenas os interesses  politiqueiros da gestão.

A paisagem é rude, extrema, crucial. Entre a cooptação pelo  tráfico  e a ausência de políticas públicas pela  Prefeitura , os jovens ribamarenses seguem desorientados, perambulando de cidade em cidade,  à esmo. Muitos deles, entre 15 e 27 anos já são pais e mães de família, nascidos  de uma geração precoce que não encontra auxilio na indiferença do Executivo.
Resultado de imagem para eudes sampaio sao jose de ribamar
A GESTÃO DE DR. SAMPAIO NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO  Os 230 mil ribamarenses que habitam hoje São José de Ribamar sabem que os únicos jovens que estão se beneficiando da Secretaria de Juventude da Prefeitura são aqueles que...


Abarrotados em quitinetes, cubículos e vivendo  de forma precária em São José de Ribamar, a juventude instalada em estruturas habitacionais arranjadas representa na atualidade uma superpopulação oriunda do descaso do grupo ao qual Dr. Sampaio pertence.  Apenas uma meia dúzia de jovens favorecidos vem tentando passar aos ribamarenses que o conjunto da Juventude local vem sendo beneficiado. Na prática,  a realidade outra.

Dívida histórica- Segundo analistas da realidade ribamarense, o próximo prefeito de São José de Ribamar tem por obrigação reparar a dívida histórica com o segmento, quando a partir de 2009 centenas de jovens da cidade foram assassinados pelo crime e famílias inteiras dizimadas pela dor, em homicídios verificados nas quatro regiões da Balneária.  A paisagem não  mudou e  a par disso a Secretaria de Juventude continua a funcionar numa sala orquestrada à passatempos virtuais.

Distante da problemática que se agrava, a gestão do prefeito não acompanha o crescimento da  cidade a partir dos extratos populacionais que a compõem. Dr. Sampaio, vereadores alinhados e Câmara Municipal nunca, em 15 anos, dialogaram com as exigências da  Juventude abandonada pelos Poderes na terceira maior cidade do Maranhão. A situação é aguda; a Secretaria, indiferente, engessada.

Alegria castrada- Para os  entusiastas da Juventude ribamarense, a alegria do jovem da cidade tem esvaído em tristeza, lamentações e  decepções contundentes  com as gestões do  grupo dominante. Eles afirmam que os jovens estão fartos de gincanas, entretenimento barato, engôdos datados.

''A secretaria de Juventude de São José de Ribamar, por ser responsável pelos jovens que são o futuro de nossa  cidade, teria de ter um orçamento forte para salvaguardar aqueles que são os homens e mulheres do futuro do município;  a Pasta tinha de ter  uma estrutura arrojada com subdivisões  e presença em todas as  regiões da cidade. Uma pena o prefeito pensar que milhares de jovens ribamarenses abandonados merecem só um caminhão de seis em meses e serem tratados à base de  kisuco em gincana de vereador’’,  desabafa um funcionário da Prefeitura.

O fato é que São José de Ribamar, entre desabafos, contatações e a crua realidade, carece com urgência de uma série de medidas estruturais voltadas à Juventude, sob pena de que não o fazendo, não conseguirá fornecer às futuras gerações a possibilidade de elas fazerem do município  um território forte, autossuficiente e de identidade sólida. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB