sexta-feira, 5 de julho de 2019

LAA realizou um treinamento sobre balneabilidade na ilha


O Laboratório de Análises Ambientais – LAA da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema, realizou um treinamento sobre balneabilidade na ilha de São Luís. O treinamento surgiu a partir do estabelecimento de um Acordo de Cooperação Técnica – ACT, firmado entre a SEMA e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios (SEMMAMS), de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa com objetivo de proporcionar a coleta e estudo da balneabilidade das praias desses municípios.

A SEMA ministrou o curso teórico e prático, nos turnos da manhã e tarde, explicando no que consiste a análise e quais são os procedimentos a serem adotados, além de explicar como as coletas devem ser realizadas, para que a análise siga os padrões de qualidade já estabelecidos pela Agência Nacional de Águas – ANA, por meio da Resolução nº 274 do CONAMA.

Os representantes de cada SEMMAM receberam os equipamentos necessários para a realização das coletas, o que permitirá uma maior e melhor análise dos parâmetros da qualidade de água por parte das SEMMAMS desses municípios.

O Laboratório de Análises Ambientais realizou um treinamento sobre balneabilidade na ilha de São Luís. O treinamento surgiu a partir do...
O treinamento faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional – GTI, no qual fazem parte além da SEMA, as Secretarias de Turismo – Setur; de Cidades – Secid; a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Sobre balneabilidade

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, dentre outros), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos.

Estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões preestabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não para melhor orientação dos usuários.

MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB