domingo, 31 de março de 2019

A Câmara Municipal de São Luís, através da sua Mesa Diretora, lamenta o falecimento da radialista


A Câmara Municipal de São Luís, através da sua Mesa Diretora, lamenta o falecimento da radialista Helena Leite, fato, este, ocorrido na madrugada deste sábado (30). 

Helena era uma profissional exemplar e respeitada; além de figurar como uma das vozes mais importantes no que se refere à defesa da cultura de São Luís e do Maranhão. 
Resultado de imagem para HELENA LEITE
A Câmara Municipal de São Luís, através da sua Mesa Diretora, lamentou o falecimento da radialista.
Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação, sempre levando a boa informação para os ouvintes e emitindo opiniões pautadas em um vasto conhecimento acerca dos mais variados temas, em especial os relacionados ao cenário cultural.

Nos solidarizamos com a família e amigos; rogando a Deus que a receba de braços abertos.
 

Vereador Osmar Filho
Presidente da Câmara Municipal de São Luís

Iema disponibiliza plataforma ContrataAÊ em formato virtual


A maioria dos mais de 26 mil profissionais qualificados nas unidades vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) estará disponível, e pode ser contratada, no ContrataAÊ – plataforma que disponibiliza ao público informações dos profissionais formados pelo Instituto nos últimos anos no Maranhão. O equipamento está disponível por meio do endereço eletrônico contratae.iema.ma.gov.br.
O ContrataAÊ foi desenvolvido pela equipe de TI do Iema. Oficialmente, a plataforma foi disponibilizada na quarta-feira (27).  


Pessoas interessadas em contratar serviços profissionais podem acessar essa ampla base de informações na plataforma que abrange todas as cidades onde foram realizados os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) oferecido pelas unidades vocacionais do Iema. Dessa forma, o Iema contribui para ampliar as oportunidades de emprego e renda dos maranhenses.


De acordo com reitor do Iema, Jhonatan Almada, o sentido fundamental da plataforma é possibilitar que as informações referentes aos serviços profissionais dessas pessoas sejam acessadas, conhecidos e demandados por todos que tiverem interesse em contratá-los. 


Pessoas interessadas em contratar serviços profissionais podem acessar essa ampla base de informações na plataforma que abrange todas as cidades onde foram realizados os...
“Acredito que é uma grande conquista para todos que fizeram cursos profissionalizantes conosco, pois garante visibilidade para esses profissionais e permite que os seus serviços sejam acessados por um público muito maior do que aquele que eles alcançariam individualmente em uma atuação solitária”, disse o reitor.

Segundo o supervisor de Sistemas do Iema, Marcos Freire, essa é a primeira versão do sistema que receberá aprimoramentos constantes para favorecer o contato do profissional com seus futuros clientes. “O aluno, ao iniciar o curso de Formação Inicial e Continuada em uma das unidades vocacionais, tem sua vida acadêmica toda registrada e mapeada por nosso sistema acadêmico. Após a conclusão do curso, o nome é disponibilizado para a plataforma ContrataAÊ, onde ele terá seus serviços levados ao conhecimento das pessoas”, contou o supervisor acrescentando que serão disponibilizadas ferramentas para que as pessoas tenham mais facilidade em acessar a plataforma. 

“Estamos elaborando um manual para que o próprio aluno possa atualizar seus dados, e conceder a permissão para que suas informações sejam replicadas na plataforma. Também disponibilizaremos um vídeo explicativo”, acrescentou Marcos Freire.

Os profissionais foram qualificados em mais de 200 cursos oferecidos mediante os arranjos produtivos locais. Entre as principais categorias estão os profissionais de inglês básico, com mais de 1.600 especialistas; inglês intermediário conta com 1.164 cadastrados; eletricista predial, com 985; agricultor orgânico, com 977; mecânico de motocicletas, com 540.


Profissionais cadastrados da área de informática básica são 686; cabeleireiros são 441; panificação e confeitaria conta com 410 especialistas; inglês avançado com 390 e estética conta com o cadastro de 318 profissionais.



MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO

Raissa Barbosa, 27 anos, nasceu no Acre e mora em São Paulo

 
Você é uma apreciadora de cervejas?
 
Sim, ainda mais se for artesanal, porque tem sabor e aroma diferenciado.


Qual a sua cerveja preferida?

''Mas a que tiver eu tomo!''.
As minhas cervejas preferidas são as lager, de baixa fermentação e as pilsen, mais leves. Mas a que tiver eu tomo!

Mulher bonita e uma boa cerveja é receita de sucesso?
 
Sim, com certeza! Mulher e cerveja é a combinação perfeita.


Cerveja combina com…

Raíssa Barbosa, musa de bateria, posou no barracão da escola de samba Unidos do Peruche, em São Paulo
''Sim, com certeza! Mulher e cerveja é a combinação perfeita''.
Queijos e embutidos! Todo mundo acha que só vinho harmoniza com comida, mas eu particularmente adoro petiscar tomando uma cervejinha.

O mercado cervejeiro está em alta, especialmente o das artesanais. você já tomou alguma que te chamou atenção?
 
Sim, a Sexy Beer, (risos).


Podemos te encontrar pelos bares tomando uma cervejinha?
 
Sim, no domingo é mais provável me encontrar almoçando e tomando aquela cervejinha nos bares da Vila Madalena.


Qual a melhor maneira do cara te abordar em um bar?

Resultado de imagem para RAISSA BARBOSA MUSA
''Não, estou solteira e na...''. 
O cara só vai conseguir me abordar se eu der abertura, uma olhadinha. Caso contrário, ele não consegue nada.

E se der match, rola cama no primeiro encontro?
 
Se os dois estiverem à vontade e a fim, porque não?


Está namorando?
 
Não, estou solteira e na pista.
sexta-feira, 29 de março de 2019

O atendimento, realizado por meio de convênio com o Hospital da Visão, é prioritário para o grupo de risco onde estão as pessoas com idade acima de...


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual do Glaucoma, disponibiliza à população que reside na Região Metropolitana de São Luís o serviço de detecção e tratamento da doença. O atendimento, realizado por meio de convênio com o Hospital da Visão, é prioritário para o grupo de risco onde estão as pessoas com idade acima de 40 anos, aquelas com alto grau de miopia, os diabéticos e também para pacientes que foram diagnosticados com glaucoma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e são referenciadas para fazer o tratamento.

“O Programa Estadual do Glaucoma tem caráter preventivo e assistencial. Os casos positivos são acompanhados e, por meio do Programa, a população tem acesso a consultas e exames específicos, recebimento de medicação gratuita para uso por três meses”, destacou o secretário de saúde Carlos Lula.

Médico oftalmologista Heron Simões dos Santos fala das vantagens do programa: Os agendamentos são presenciais, de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, e também pelos telefones (98) 3247-6743 / 3234-2515/ 3268 – 7789. O Hospital da Visão fica na Avenida Principal, nº 34 – Cidade Operária, em São Luís.
O Hospital da Visão realiza uma média de 1.700 atendimentos mensais por meio do programa. Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. O atendimento acontece de segunda a quarta-feira, das 7h às 18h, e na quinta-feira, das 7h às 12h.


Durante a consulta oftalmológica é feito todo exame do globo ocular, avaliada a pressão do olho e, para os casos detectados de glaucoma, o paciente recebe o colírio que ajuda a controlar a pressão intraocular o que impede o avanço da doença. Para os casos mais avançados o paciente também é encaminhado para cirurgia.

“Aqui na unidade nós atendemos pessoas em situação de pobreza, que não tem condições de realizar o tratamento de controle da doença, já que os colírios são muito caros. Por meio do Programa a pessoa consegue intervir e controlar a patologia, evitando que o quadro avance e comprometa ainda mais o nervo óptico”, explicou o médico oftalmologista Heron Simões dos Santos.

Como agendar

Os agendamentos são presenciais, de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, e também pelos telefones (98) 3247-6743 / 3234-2515/ 3268 – 7789. O Hospital da Visão fica na Avenida Principal, nº 34 – Cidade Operária, em São Luís.


MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO 

Votação foi por unanimidade


O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta 5ª feira (28.mar.2019), por unanimidade, que o sacrifício de animais em cultos religiosos é constitucional.
Mestre Bita com Exú - 08/1986
Decidiu nesta 5ª feira.
O caso foi 1 recurso do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) contra a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que autoriza a prática em religiões de matrizes africanas –desde que sem excessos.

Em agosto de 2018, o relator do caso, ministro Marco Aurélio, votou por liberar para todas as religiões, mas condicionou o abate ao consumo da carne. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

Ministro do Supremo Marco Aurlio Mello cometera crime de responsabilidade
Marco Aurélio relatou o caso. Queria condicionar o sacrifício ao consumo como alimento, o que não foi seguido pelos outros ministros.
Nesta 5ª, Moraes disse que o MP teve uma abordagem “preconceituosa” quanto ao assunto. E votou pela constitucionalidade do sacrifício, sem condicioná-la à alimentação.

Seguiram o entendimento os ministros:

  • Cármen Lúcia
  • Dias Toffoli
  • Edson Fachin
  • Gilmar Mendes
  • Luiz Fux
  • Ricardo Lewandowski
  • Roberto Barroso
  • Rosa Weber

Celso de Mello não compareceu.  


PODER 360
EDIÇÃO ANB

O bullying é um tipo de violência que afeta crianças e adolescentes e pode trazer sérias consequências, como a depressão, que por vezes pode levar à...


O supervisor de Articulação Institucional Thiago Penna e a superintendente de Políticas para Juventude Jaine Santos estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (28), na Supervisão de Saúde da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para apresentar a Campanha Juventude Prevenida, que no mês de abril trará como tema o bullying.

O bullying é um tipo de violência que afeta crianças e adolescentes e pode trazer sérias consequências, como a depressão, que por vezes pode levar à automutilação e ao suicídio.

As ações da Campanha Juventude Prevenida no mês de abril, que vai pautar a temática, terá mais incidência no ambiente virtual.
Para o professor José de Arimatéia, da Supervisão de Saúde da Seduc, esta parceria entre a duas secretarias é de suma importância, para assim ampliar o debate sobre o tema. Para além do bullying, a supervisão trabalha temáticas que possam afetar a saúde dos estudantes no âmbito escolar.

Jaine Santos destaca a importância de trabalhar está temática. “O bullying destrava muitas formas de prática de violência que hoje afetam a juventude, por isso, se torna necessário incentivar a conscientização do papel do indivíduo na prevenção, tanto quem sofre, quanto quem prática”, conclui.

As ações da Campanha Juventude Prevenida no mês de abril, que vai pautar a temática, terá mais incidência no ambiente virtual, com o objetivo de engajar a juventude nas redes sociais sobre como utilizar as mídias na prevenção ao bullying.


MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO
Pedagoga é uma das vozes da nova política ribamarense na cidade
Ela já foi candidata a Vereadora em eleições passadas

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

A pedagoga Alzenir Coelho, uma das vozes mais expressivas da nova política ribamarense, vem tendo o nome ventilado como alternativa ao Executivo municipal em 2020. 

Conforme apurou a Editoria de Eleições da Agência Baluarte, Alzenir, como é mais  conhecida dos mais de 200 mil munícipes que habitam a Balneária, tem largo  trabalho realizado na área da Educação na terceira maior cidade do Maranhão. Ela é diretora de um instituto educacional na região dos Araçagis. 

Resultado de imagem para ALZENIR COELHO
EM 2020 A pedagoga Alzenir Coelho, uma das vozes mais expressivas da nova política ribamarense, vem tendo o nome ventilado como alternativa ao Executivo municipal.
Ex-candidata a Vereadora e a principal representante do segmento político feminino na cidade, a pedagoga vem sendo alçada à condição de alternativa viável à sucessão de Eudes Sampaio daqui a 18 meses. Para grande parte dos ribamarenses , ela conferiria renovação e credibilidade  à uma nova gestão do município. 

Com grande aceitação nas regiões das Vilas,  Sede, Zona Rural e Limítrofes, de onde é proveniente , Alzenir Coelho segue trabalhando projetos sociais importantes na Balneária. Ela é, também, responsável por exercer um papel relevante na valorização das mulheres locais.
quinta-feira, 28 de março de 2019

Governador foi enfático: ''Quem deu calotes em precatórios foi Roseana Sarney''


O governador Flávio Dino (PCdoB) reagiu aos ataques que vem sofrendo de seus oposicionistas sobre solicitação de empréstimo para pagar precatórios não quitados durante a gestão Roseana Sarney (MDB).

Em uma série de mensagens no Twitter, Dino desmentiu versão propalada por políticos e veículos de comunicação ligados ao grupo Sarney.
Resultado de imagem para roseana sarney  criança

“Lamento que a turma do passado insista em mentir e agredir. Quem deu calote em precatórios (dívidas judiciais) foi Roseana Sarney. Quase nada pagou entre 2012 e 2014. Eu já paguei mais de R$ 500 milhões desse rombo que eles deixaram”, disparou o governador.

Dívida em dólar

Segundo Flávio Dino, o não pagamento de precatórios é “apenas um dos rombos” deixados pela ex-governadora. Dino faz referência a empréstimo contraído pela filha do oligarca José Sarney com o Bank of America. O crédito obtido – não se sabe pra quê – foi feito com base na variação do dólar. O débito, segundo Dino, “sangra dramaticamente os cofres do Maranhão”.
Para o governador, os ataques contra sua administração têm uma motivação específica: “síndrome de abstinência de cofres públicos”.
Resultado de imagem para flavio dino
O governador Flávio Dino esclareceu população maranhense: ''Quem deu calotes em precatórios foi...(imagem acima).

“Desde 2015 que pregam que o Maranhão está ‘quebrado’ e anunciam o caos. Torcem pelo pior. Nunca gostaram do Maranhão e sim dos seus interesses familiares. Pegamos a maior recessão econômica nacional desde 1929. Não me queixo. Luto com o que tenho e como posso. Mantemos o Estado funcionando. Ampliamos serviços públicos. Eles foram rejeitados em 2014 e 2018, mas, em desespero, querem voltar a mandar no grito. Coisa feia”, lamentou o governador.
quarta-feira, 27 de março de 2019
A DPF – que inclui o endividamento interno e externo do Brasil – aumentou

A Dívida Pública Federal (DPF) – que inclui o endividamento interno e externo do Brasil – aumentou 1,71%, em termos nominais, em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano, informou hoje (27) a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia.

O estoque da dívida passou de R$ 3,808 trilhões, em janeiro, para R$ 3,873 trilhões, no mês passado. O aumento ocorreu devido à emissão líquida (mais emissões do que resgates de títulos pelos investidores), no valor de R$ 36,04 bilhões, e pela apropriação positiva de juros (quando os juros da dívida são incorporados ao total mês a mês), no valor de R$ 29,48 bilhões.


Resultado de imagem para moedas de real
O estoque da dívida passou de R$ 3,808 trilhões, em janeiro, para R$ 3,873 trilhões, no...
A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi), que é a parte da dívida pública no mercado interno, teve o estoque ampliado em 1,69% em fevereiro, passando de R$ 3,669 trilhões para R$ 3,731 trilhões.

Mercado externo

O estoque da Dívida Pública Federal Externa (DPFe), captada do mercado internacional, apresentou aumento de 2,24%, passando de R$ 138,8 bilhões para R$ 141,92 bilhões entre janeiro e fevereiro deste ano.

A variação do endividamento do Tesouro pode ocorrer por meio da oferta de títulos públicos em leilões pela internet (Tesouro Direto) ou pela emissão direta.
Além disso, pode ocorrer assinatura de contratos de empréstimo para o Tesouro, tomado de uma instituição ou de um banco de fomento, destinado a financiar o desenvolvimento de uma determinada região. A redução do endividamento se dá, por exemplo, pelo resgate de títulos. Neste ano, a Dívida Pública Federal (DPF) deverá ficar entre R$ 4,1 trilhões e R$ 4,3 trilhões, segundo o Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública em 2019.

Os fundos de investimento seguem como principais detentores da Dívida Pública Federal, com 27,24%% de participação no estoque. Os fundos de previdência (24,56%) e as instituições financeiras (22,1%) aparecem em seguida, na lista de detentores da dívida.

As informações são da repórter Kelly Oliveira
Edição de Maria Claudia 
Poesia Sempre!
Leia  na íntegra o poema Apenas Novena da obra inédita Obsceno-Noite, Putas e Poesia, de autoria do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia 

Poesia Sempre!

Apenas Novena

Onde noite para os passos dela? 
Fugiu àquela morte ,  minuciosamente atrás do vento
Sem que ninguém a visse rastejar nos tornozelos 

Resultado de imagem para prostituta velha
''Foi cristalizada, mas cantou o solfejo da última novena''.
Foi vista?
Vulto, novena, graça
Habitando a  mísera desgraça dos homens ricos de miséria
Não cabe à matéria dizer do riso a dor do espírito 
''Crer-se vivo se morrer nos segundos despejados sobre ela''.
São as bodas do décimo oitavo casamento
O primeiro feito de cama, cimento endureceu  o sangue ali depositado 
E aos lados ,  música ruim, nada do blues de antigamente
Queijo ralado, olhos sem dentes, prato de infartos
O repetido acorde da dama sem bebida? 

''Não cabe à matéria dizer do riso a dor do espírito''. 
Foi cristalizada, mas cantou o solfejo da última novena
A mãe partida, a fêmea-louca dos salões da realeza
Murmúrios na escada, ele  acaba de chegar bêbedo de ilusões 
Crer-se vivo se morrer nos segundos despejados sobre ela

Crer-se vivo 


Fernando Atallaia, São José de Ribamar, agosto de 2016

Participou em Brasília, nesta terça-feira, de mais uma edição extraordinária

O governador Flávio Dino participou em Brasília, nesta terça-feira (26), de mais uma edição extraordinária do Fórum de Governadores do Brasil. O encontro teve a  presença do ministro da economia, Paulo Guedes, e tratou sobre medidas emergenciais de ajuda financeira aos estados.

O governador do Maranhão, Flávio Dino: ''Apresentamos uma pauta que ajuda a Federação e gera crescimento econômico, com investimentos e manutenção de serviços públicos. Agora estamos na expectativa do que fará o Governo Federal”.
Entre os pontos abordados estão o novo pacto federativo, reforma da previdência, securitização, cessão onerosa e Lei Kandir, que isenta pagamento de ICMS de exportações. Para os governadores, uma reformulação nos itens é essencial para que Estados e Municípios mantenham serviços públicos e níveis positivos de investimentos.

“Apresentamos uma pauta que ajuda a Federação e gera crescimento econômico, com investimentos e manutenção de serviços públicos. Agora estamos na expectativa do que fará o Governo Federal”, declarou o governador Flávio Dino.
A próxima reunião do Fórum de Governadores será no dia 23 de abril, quando o assunto em pauta será o Novo Fundeb.

MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO
terça-feira, 26 de março de 2019
Uma reunião na tarde desta terça feira, entre...

Uma reunião na tarde desta terça feira (26), entre representantes do Governo do Estado e a Prefeitura de São José de Ribamar, buscou traçar estratégias a serem realizadas e discutiu ações que estariam em andamento no atendimento à população afetada pelos alagamentos e demais transtornos causados pelos fortes temporais. 

Reunião Defesa Civil
NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO Eudes Sampaio tem a primeira oportunidade, como prefeito,  de mostrar aos ribamarenses que sabe contornar as águas.
Eudes Sampaio, o prefeito, acompanhado de secretários municipais, recebeu o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Coronel Célio Roberto e o Coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Izac Matos, que trouxeram informações a respeito da atuação e apoio da esfera estadual aos afetados, bem como o alinhamento das demandas que necessitam de maior atenção e os locais que foram mais atingidos.

Os munícipes se mostram ansiosos  para saber se a reunião se reverterá em resultados concretos em beneficio dos ribamarenses atingidos. Cerca de um terço da população local teve seus domicílios devassados e a Prefeitura, até agora, não respondeu ao problema. 

Na cidade, a expectativa acerca da reunião aumenta. 
Nota Pública


A Associação dos Defensores Públicos Federais (Anadef) manifesta repúdio à medida anunciada pelo porta-voz do Palácio do Planalto, que confirmou a recomendação do presidente Jair Bolsonaro para atos em comemoração ao Golpe Militar, no próximo dia 31 de março. 


Para os defensores públicos federais, que atuam na garantia dos direitos humanos, a decisão do Governo é um estimulo grave ao ódio e à tortura. Celebrar a data é ignorar a dor de dezenas de brasileiros, é retroceder aos direitos conquistados sob a morte daqueles que lutaram por um País livre, entre eles índios, sindicalistas e líderes rurais e religiosos, desaparecidos e assassinados durante o triste período da ditadura militar.

Resultado de imagem para Nota enviada pela Associação dos Defensores Públicos Federais (Anadef)
Para os defensores públicos federais, que atuam na garantia dos direitos humanos, a decisão do Governo é um estimulo grave ao ódio e à tortura.
Temos apreço e respeito às Forças Armadas que têm como seu papel institucional garantir e preservar os poderes constitucionais. No entanto, sob a pretensão de exaltar o Exército Brasileiro, a comemoração do golpe de 64 celebra um momento em que o papel das Forças Armadas foi deturpado e corrompido. O golpe de 64 representou uma violação profunda do Estado Democrático de Direito, inaugurando um período em que a tortura, a violência e a perseguição política foram institucionalizados no Brasil.


Em nome daqueles que sofreram e ainda sofrem a dor dos dias marcados pela ditadura militar, rechaçamos qualquer manifestação no sentido de reconhecer a data além do que ela estritamente representa: um dos períodos de maior sofrimento na história do País.
  
Nota enviada pela Associação dos Defensores Públicos Federais (Anadef)
Monitoramento e atenção permanente

Monitoramento e atenção permanente. Esse tem sido o procedimento para a realização das ações emergenciais e as intervenções feitas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), durante o período chuvoso que atinge todo o Maranhão. Em São Luís, o último final de semana foi marcado por intensas chuvas, atingindo vários pontos da cidade.

No local com todo o corpo técnico necessário para realizar os trabalhos de recuperação e para garantir a trafegabilidade na via o mais rápido possível.
O Secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, acompanhado de equipe técnica de engenharia da Sinfra, vistoriou e acompanhou, na manhã desta segunda-feira (25), os trabalhos das frentes de serviços nos pontos que foram afetados pelas chuvas. Rodovias que cortam a Grande Ilha como a MA-201, sentido Maiobão, MA-202 e MA-204 no Parque Vitória e Jardim Turu foram alguns dos pontos percorridos pela equipe.
O último final de semana foi marcado por intensas chuvas, atingindo vários pontos da cidade.
Clayton Noleto informou que as equipes de manutenção da secretaria estão prontas para atuar nas áreas emergenciais, minimizando os transtornos que atingiram a população. “Nós sabemos que o trasbordamento de vários riachos deixou pontos em situação crítica na capital. Participei de reuniões com o governador Flávio Dino e vários outros órgãos, além disso já fizemos contato com a empresa responsável pela manutenção, além de percorrer os locais afetados, avaliando os riscos e acompanhando o que já está sendo feito pelas equipes”, reforçou o secretário.

Mesmo com tempo chuvoso, o planejamento do Governo Estado inclui manter mobilizada as equipes nos pontos estratégicos para garantir a mobilidade da comunidade. Na Avenida Nossa Senhora da Vitória, acesso para MA 202, máquinas estão no local com todo o corpo técnico necessário para realizar os trabalhos de recuperação e para garantir a trafegabilidade na via o mais rápido possível.

DURANTE O PERÍODO CHUVOSO Realização das ações emergenciais e as intervenções feitas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura.
Na MA-201, os pontos de erosão apresentados após a chuva também já estão sendo solucionados pelas equipes. A Sinfra reforça que a população obedeça a sinalização e mantenha distância das áreas de risco. Alguns trechos estão isolados para manter a segurança no local.

MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO
Com medida simbólica, presidente determinou que Forças Armadas façam "comemorações devidas" da data
Bolsonaro comemora golpe de 64
O presidente Jair Bolsonaro sinalizou oficialmente que as Forças Armadas poderão comemorar o golpe de 31 de março de 1964, que instaurou uma ditadura militar no país, deixando centenas de mortos e desaparecidos, e cuja repressão lançou mão de artifícios como estupros e tortura. O anúncio, feito pelo porta-voz do Governo, Otávio Rêgo Barros, na noite de segunda, escancarou os fantasmas que o Brasil carrega e não consegue superar apesar de todas as tentativas de se pacificar com o passado. "O nosso presidente já determinou ao Ministério da Defesa que faça as comemorações devidas com relação a 31 de março de 1964, afirmou Barros. A então presidenta Dilma Rousseff, ela própria vítima das torturas da ditadura, havia suspendido em 2011 qualquer celebração da data.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB