sábado, 1 de dezembro de 2018

Expresso Natalino realiza passeio cultural da Praia Grande à Vila Encantada no Natal de Todos 2018


Com as narrativas de temáticas históricas e culturais sobre a cidade de São Luís, contadas por guia cultural, o Expresso Natalino realizará sua primeira viagem às 18h, neste domingo (2), em direção à Vila Encantada. Durante os dias de programação do Natal de Todos, a jardineira sairá do estacionamento da Praia Grande em direção à Praça Dom Pedro II, onde estão sendo realizadas as apresentações natalinas do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís com o apoio cultural da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Com a capacidade de transportar 45 pessoas por viagens, o Expresso Natalino realizará viagens com duração de 20 a 30 minutos, passando pela Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Casa do Maranhão, até chegar à Vila Encantada, onde cada grupo desembarca.

“Inicialmente tinham dois aspectos que precisávamos trabalhar, sendo a questão da mobilidade das pessoas para a Vila Encantada, já que os acessos via veículo à Praça Dom Pedro II serão interditados, e a questão do acolhimento dos turistas no Centro Histórico de São Luís. Pensamos no passeio, onde as pessoas tivessem a tranquilidade de poder ir e vir até a Vila, além da Praia Grande, onde se encontra a maior parte do acervo arquitetônico da cidade”, relata a secretária adjunta de Cultura da Sectur, Vanessa Leite.
Com a capacidade de transportar 45 pessoas por viagens.
O artista popular e guia cultural, Guilherme Guimas, vai narrar, entre as suas poesias, sobre a história da arquitetura, dos casarões antigos, sendo interpelado durante o trajeto por outros artistas que estarão em pontos específicos nas estações, contando as situações de personagens históricos e de fatos ocorridos em São Luís em algum momento da lenda histórica.

“Como o acesso é pela Praia Grande, as pessoas que estiverem transitando fora do Expresso Natalino, também serão contempladas com as informações. É uma forma de democratizar e levar mais informações históricas para todos que estiverem no meio cultural”, pontua.

Embarque imediato

Na estação, a pessoa se inscreve e pega o acesso, por meio de uma pulseira de identificação e aguarda o deslocamento do Expresso Natalino. Apesar de ser liberado para qualquer pessoa que deseje embarcar nessa viagem, a vaga no veículo é de prioridade para idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. Para retornar para a Praia Grande, vans estarão disponíveis para as pessoas que tiverem com a pulseira de identificação para a viagem.

Além do aparato tecnológico disponibilizado pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, foi realizado um esquema de segurança com policiais circulando na área e placas de sinalizações para que as pessoas possam identificar onde estão as atrações da Vila Encantada.

EXPRESSO NATALINO

Guia Cultural – Guilherme Guimas
Saída – Estacionamento da Praia Grande
Chegada – Praça Pedro II
Domingos (dias 2, 9, 16 e 23) – 18h às 21h
Sábados (dias 8, 15 e 22) – 18h30 às 21h30
Parada em três estações – Praça do Poeta/Canto da Cultura/Casa do Maranhão
Atrações em cada parada – Personagens Históricos da ‘Tramando Teatro & Uimar Jr’

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB