quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O governador Flávio Dino inaugurou, na manhã desta terça-feira o pórtico de acesso do Campus Universitário Paulo VI


O governador Flávio Dino inaugurou, na manhã desta terça-feira (23), o pórtico de acesso do Campus Universitário Paulo VI, sede da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís. A nova entrada oferece mais fluidez e segurança na passagem e circulação da comunidade universitária, além de valorizar um dos principais espaços de produção de conhecimento do Maranhão.

“A UEMA é um dos caminhos de realização de justiça social, de combate à desigualdade e de abertura de oportunidades no Maranhão. E por ser pública, por ser de todos, precisa ser grandiosa, acolhedora, tem que dizer a todo tempo boas-vindas. E isso se traduz de múltiplas formas, inclusive na arquitetura do pórtico”, reconheceu o governador Flávio Dino.

A nova entrada oferece mais fluidez e segurança na passagem e circulação da comunidade universitária, além de valorizar um dos principais espaços de produção de conhecimento do Maranhão.
Na oportunidade, Flávio Dino registrou os avanços obtidos pela universidade nos últimos anos, como a ampliação dos quadros de discentes e docentes. “Desde o início temos investido muito na UEMA, com a nomeação de 122 novos professores, somente em nosso mandato, para que a universidade possa recompor seus recursos humanos”, disse.

“Temos ampliado vagas de pós-graduação, de graduação, que representam mais de 40% de crescimento de vagas gratuitas para a juventude do nosso estado. Uma sinalização da valorização do ensino superior, do pensamento, da reflexão que são valores que o Brasil tanto precisa no momento atual”, afirmou Flávio Dino.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, a entrega do novo pórtico representa mais um equipamento em favor dos maranhenses. “O pórtico é a entrada principal de um templo e a UEMA é a universidade pública de todos os maranhenses, um templo do conhecimento, da ciência, dos saberes populares e da memória do povo do Maranhão. Aqui não só começa o campus universitário, aqui começa o sonho e esperança de maranhenses de todo o estado”, garantiu.

Investimento em infraestrutura

Durante a solenidade, o governador Flávio Dino anunciou a construção do novo Centro de Convenções da UEMA, uma demanda antiga da comunidade universitária. Desde 2015, foram investidos mais de R$ 40 milhões em obras de infraestrutura e mobilidade na universidade, como construção e reforma de prédios e laboratórios de ensino e pesquisa em diversos campi, além de asfaltamento nas vias da universidade.

Durante a solenidade, o governador Flávio Dino anunciou a construção do novo Centro de Convenções da UEMA, uma demanda antiga da comunidade universitária.
Para Gustavo Costa, esse olhar especial para o ensino universitário renova a identidade institucional da UEMA perante o povo do Maranhão. “São obras que ampliam os espaços acadêmicos, reestruturam nossos prédios, de modo a oferecer melhores condições a nossos alunos, professores e servidores”, afirmou.

Para Rita Seabra, ex-aluna e professora do curso de Medicina Veterinária há 30 anos, as obras reafirmam a vocação da UEMA em estar sempre à disposição da comunidade maranhense. “Nós estamos vendo a estruturação dos laboratórios de pesquisa. Isso é muito importante porque temos cursos de mestrado e doutorado na nossa universidade. Esse investimento em infraestrutura alavanca o desenvolvimento social, econômico, científico, de pesquisa e de ensino no estado do Maranhão”, garantiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB