sexta-feira, 3 de agosto de 2018
Arquitetos maranhenses denunciam que órgão , ao contrário da  missão de conservar logradouros, constrói sem preservar aspectos históricos que devem mantidos

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇAO

Na contramão da legitimidade de atuação e de suas próprias   competências, o Iphan deverá entregar– ainda que fora do prazo estabelecido- uma Praça Deodoro descaracterizada aos maranhenses. 

Resultado de imagem para Praça Deodoro São Luís
Obra do Iphan descaracteriza uma das mais importantes praças do Patrimônio Histórico:  arquitetos repudiam.
A afronta ao patrimônio histórico é uma das inúmeras arbitrariedades já contabilizadas na gestão de Mauricio Itapary à frente do Instituto.  Em vez de conservar as peculiaridades do logradouro a Praça vai ganhar nova feição, o que vem chamando atenção de parte dos arquitetos da Ilha que questiona o conceito modernoso do Iphan no tocante ao que ele vem designando como 'requalificação'. 
IMG_7163
PERPETUAÇÃO Repetindo sua chefa Kátia Bogea que...
''Estão construindo e não pode. Deveriam apenas preservar e conservar o logradouro. Essa é uma das praças mais importantes do conjunto arquitetônico de São Luís nesse formato. É um absurdo'', afirma uma estudante da área. 

OBRA DEVE PARAR? O promotor de justiça Fernando Barreto,  titular da Promotoria de Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís deverá verificar in loco descaracterização da Praça.
Com obras atrasadas e sem noção de uniformidade  do espaço público, o Instituto vem também servindo, como apontam especialistas locais, para balcão de negócios. Itapary pretende se perpetuar à frente do órgão, repetindo sua chefa Kátia Bogea que há duas décadas dá as cartas na autarquia.

14 comentários:

  1. a Ynpremsa é foda se ajeita reclama se não ajeita reclama tb
    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH PORRRRRRRRRRRRRRRRRRRA JORNALISTAS
    CELSO LIMA

    ResponderExcluir
  2. O que custa fazer a obra do jeito que deve ser feito? O que não se deve é ter a postura idiota q esse covarde comentou aí,. Naturalmente deve ser algum dos que estão tendo vantagens com essa administração criminosa.

    ResponderExcluir
  3. CANALHAAAA QUAL TEU PROBLEMA COM MAURICIO SEU CANALHA HAMM FALA AI VAGABUNDO

    VVAAAAAAAA SE FUDERRR PORRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    FILICIO

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com a descaracterização de locais e monumentos históricos. É necessário que haja uma razão irrefutável para que pessoas ou organizações insignificantes, que o tempo deixará para trás, tomem medidas contra um patrimônio que ajuda a contar a história da humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Isso é crime contra o Patrimônio.... Vergonha e Nojo

    Parabéns Agencia Baluarte

    Cris Sousa(UFMA)

    ResponderExcluir
  6. Se realmente for descaracterizado qualquer monumento histórico temos que ser contrarios, é nossa história que será destruída, um absurdo. Esqueceram que São Luís é patrimônio cultural da humanidade?

    ResponderExcluir
  7. Fico abismada com o tom da imprensa maranhense para dterminados assuntos, essa praça era horrivel e agora estar sendo reformada
    Onde estar o problema?

    Vanessa Conjunto Itapiracó

    ResponderExcluir
  8. O que está acontecendo é um crime contra o Patrimônio Cultural,contra a sociedade, contra o erário público(está nos custando mais de R$ 31 mi). Estamos apenas aguardando a entrega das obras à sociedade, se essa 'requalificação' tratar-se realmente de descaracterização, faremos questão de denunciar o IPHAN junto à UNESCO, e mais, abriremos processos criminais contra o IPHAN NACIONAL,o ESTADO DO MARANHÃO, o MUNICÍPIO DE SÃO LUIS e a SUPERINTENDÊNCIA DO IPHAN NO MARANHÃO. A data para entrega das obras é no próximo Dia Internacional da Mulher(08/03/2019). Resta então, aguardar a entrega da tal 'requalificação'.

    Regina Celia Trindade Oliveira

    Turú

    ResponderExcluir
  9. Jornalista BURRO procure se informar a foto não é da praça Deodoro. Procure se informar.

    ResponderExcluir
  10. o que esse povo ta escondendo pra estarem tao irritados assim minha gentteee?
    1 desvio de dinheiro público?
    2 notas frias?
    3 licitação direcionada?
    4 beneficiamento de empresas de amigos e parentes?
    CADE A PF, CADE O MPF?

    Jô Lys da Cultura

    ResponderExcluir
  11. VERGONHA ALHEIA OS PREDIOS HISTORICOS ESTAO DESABANDO NA CARA DESSES SEM-VERGONHAS AFF
    MERCIA PRAZERES

    ResponderExcluir
  12. Que seja presevada a cultura gente mais pelo amor de Deus com tanta coisa mais importate o povo vai fazer polemica por causa de modelo de praça juventude nao ta nem ai pra nada nem estudar mais vaiora uma faculdade so pra pegar diploma. E ficar o resto da vida nas costas de pai e mãe.gente deixa reforma. Era bacana era o povo se importa mesmo de verdade era com á saude do estado o hospital do câncer falta de moradia praça vai continuar cheia de mendigo vao depredar sendo original ou reformulada .... Fato.... Bora cuidar do ser humano e esquecer superfulo

    ResponderExcluir
  13. O interessante é que as ameaças são sempre anônimas, mostra a cara infeliz!

    ResponderExcluir
  14. COM UM MONTE DE IGNORANTE NESSES ORGÃOS PÚBLICO GENTE DESPREPARADA DA PIOR ESPECIE COMO SLZ VAI PARECER UMA PARIS UM DIA? CHEGAAAAAAAAAAAAAA
    DONA UNESCO TIRA LOGO ESSE TITULO QUE É

    ROSANNY ADMINISTRATIVO FACAM

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB