terça-feira, 5 de junho de 2018

A ação é promovida pela gestão pública estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo


Garantindo à população o acesso a uma das festas culturais mais marcantes do Maranhão, o Governo do Estado, além de realizar os arraiais oficiais no tradicional São João de Todos, estende um apoio financeiro às festas nos bairros de São Luís. A ação é promovida pela gestão pública estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Os arraiais oficiais acontecerão no Ipem (Calhau), no Parque Folclórico da Vila Palmeira, na Praça Maria Aragão (Centro), na Praça Nauro Machado (Centro Histórico) e na cidade de Imperatriz.
Além disso, os recursos estão sendo distribuídos entre Bairro de Fátima, João Paulo, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Cohatrac, Cohajap, Santo Antônio, João de Deus, Liberdade e Anil, e arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda.

Também será dado apoio ao festejo de São Marçal, que acontece no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo.

José Carlos Mendes é um dos organizadores do Arraial do Anjo da Guarda.
Alguns destes espaços que vão receber diversas brincadeiras – como o Bumba Meu Moi, cacuriá e grupos de quadrilhas – já começaram a ser construídos, como o Arraial do Povão, espaço como ficou conhecida, na década de 90, a atual Praça do Viva do Anjo da Guarda. A maior parte das festas nos bairros começa a partir do dia 22 deste mês.

Apoio essencial

O representante do Conselho Comunitário do Anjo da Guarda e da Associação Tambor de Crioula Membro de São Benedito, José Carlos Mendes, conta que a festa já existe na comunidade há mais de 25 anos: “Está no sangue fazer esse arraial e o apoio do Governo do Maranhão é essencial para que ela seja realizada. É uma tradição que se passa de pai para filho”.

“Eu aprendi a fazer essas casas de palhas com o pessoal mais antigo. Quando eu for embora, fica para os outros meninos da comunidade. O nosso arraial é muito bonito e por isso a gente empenha tanto amor”, acrescenta.

O investimento do Governo do Maranhão é utilizado para a instalação da estrutura de palcos, luz, sons, equipamentos elétricos e custeamento de brincadeiras que fazem parte da programação do São João.

“A expectativa é que seja um arraial muito bom, com uma programação atraente e cheia de integração, trazendo os bois de matraca, de sotaque da baixada, os tambores de crioulas, as quadrilhas, as mais diversas brincadeiras. Queremos amanhecer aqui do dia 29 para o dia 30, quando vamos direto para o São Marçal”, relata o organizador do Viva do João Paulo, o sambista maranhense Samir do Cavaco.

Prévias

Antecipando a programação oficial, a prévia do São de Todos será no dia 8 de junho (sexta-feira), no Canto da Cultura, cruzamento da Rua Portugal e Rua da Estrela, no Centro Histórico; e no dia 10 de junho, no Parquinho da Litorânea. A programação começará a partir das 18h, durante estes dois dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB