quinta-feira, 24 de maio de 2018

Encontro com organizações internacionais garante apoio à construção de estrada na região do Matopiba

Nesta quinta-feira (24), o governador Flávio Dino recebe uma comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina, integrante da Corporação Andina de Fomento (CAF), e do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O encontro servirá para dar andamento às tratativas do projeto de construção e modernização da MA-006, rodovia que liga a última cidade do Maranhão ao entroncamento da BR-222 e faz a interligação da região com o Porto de Itaqui.

Considerado o mais importante corredor de ligação de escoamento da produção da região do Matopiba – formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, a nova estrada vai permitir melhores condições do transporte das mercadorias processadas, destinadas à exportação, e o recebimento de novos insumos, a partir do complexo portuário.

Idealizado em duas fases, a primeira etapa do projeto tem estimativa de custo de US$ 148 milhões e deve ser viabilizada a partir do financiamento com instituições financeiras nacionais e internacionais. Já no primeiro ciclo, as obras devem permitir a redução dos custos relacionados ao processo logístico e de produção de grãos, além do encurtamento do tempo de transporte, acelerando a distribuição da produção.

Com o encontro, o Governo do Estado avança mais uma etapa para consolidação da proposta, que já tem as garantias necessárias aprovadas pelo Governo Federal para obtenção dos financiamentos externos.
Com o encontro, o Governo do Estado avança mais uma etapa para consolidação da proposta, que já tem as garantias necessárias aprovadas pelo Governo Federal para obtenção dos financiamentos externos. Outro passo importante foi concretizado com a aprovação de uma lei autorizativa por parte da Assembleia Legislativa do Estado.

“Estamos concluindo os trâmites burocráticos, e a aprovação do Poder Legislativo do Estado para efetuar operações financeiras internacionais foi um importante marco para projetarmos o início das obras”, explica o secretário de Estado de Programas Especiais (Sepe), Pierre Januário.

Antigo pedido dos produtores maranhenses, a MA-006 recebeu, em 2017, 42 quilômetros de asfalto, construídos entre os municípios de Pedro do Rosário até o entroncamento da BR-316, nas imediações de Cocalzinho. Com os novos trechos, municípios-polo da agricultura maranhense, como Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Arame e Grajaú, também passarão a ser beneficiados.

Matopiba

Formado pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a extensão geográfica do Matopiba é considerada a mais nova fronteira agrícola do país e abrange 15 microrregiões e 135 municípios do território maranhense. Com uma população estimada de 5 milhões de habitantes, a região tem um Produto Interno Bruto estimado de R$ 53 bilhões e deverá produzir mais de 22 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2023/2024, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB