domingo, 22 de abril de 2018

“Agora me sinto uma profissional preparada”, diz beneficiária do Mais Qualificação e Turismo


“Agora me sinto uma profissional preparada. Já trabalho com organização de eventos, mas eu tinha dúvidas se a forma como eu estava trabalhando era de fato de acordo com o mercado. Com o curso de capacitação, tive a oportunidade de aprender bastante e me qualificar de verdade”. A declaração carregada de boas expectativas vem da promotora de eventos Mônica Cardoso, de 24 anos. 
 
Mônica é uma das 422 pessoas que foram capacitadas por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo no polo Floresta dos Guarás e no município de Alcântara, pertencente ao polo São Luís. A ação, que aconteceu em conjunto com o programa de Regionalização e o sistema Cadastur, teve início na segunda-feira (16), e foi encerrada nesta sexta-feira (20), em uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). 


A visita aos municípios de Cururupu, Bequimão, Guimarães, Porto Rico e Alcântara cumpriu uma agenda com reuniões técnicas, palestras, cursos de qualificação e ações esclarecedoras voltadas para o novo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur). 


O secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, esteve nos cinco municípios visitados para ministrar cursos de capacitação e promover reuniões com gestores locais.   


Mônica é uma das 422 pessoas que foram capacitadas por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo no polo Floresta dos Guarás e no município de...

“Tivemos uma receptividade muito boa. O número de pessoas contempladas principalmente pelo Programa Mais Qualificação e Turismo foi muito significativo, isso mostra o interesse em melhorar as atividades turísticas nesses municípios que tem potencial, tem atrativos, mas ainda não tem produtos. Ainda temos seis polos a serem visitados, a Sectur tem interiorizado as ações e a gente já observa em curto prazo os resultados”, disse Hugo Veiga.

A equipe da Sectur, além de levar capacitação profissional, também realiza ações do programa de Regionalização com a intenção de conscientizar os gestores municipais de turismo da importância do planejamento sustentável na sua região. Para o prefeito do município de Alcântara, Anderson Wilker, a ação é resultado de uma boa parceria em benefício da população.


“Essa é mais uma excelente parceria firmada entre a prefeitura de Alcântara e Governo do Estado através da Sectur. Os cursos prepararam a comunidade de Alcântara para esse grande mercado de trabalho que é o turismo. Nós temos feito de tudo para potencializar ainda mais o setor turístico no município. Em nome da população eu agradeço ao Governo do Estado e espero que venham outras parcerias”, frisou o prefeito. 

Resultados
 
Em menos de dois meses, 1.057 pessoas foram capacitadas por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo, com os cursos de Informações Turísticas, Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes, Recepcionista de Meio de Hospedagem, Como Montar um Negócio: Cama e Café, Organização de Eventos, Mídias Sociais, Projetos de Turismo em Gestão Pública, Qualidade no Atendimento para Condutores de Passeio e o Manipulação de Alimento. 


O programa irá beneficiar 53 municípios maranhenses que compõem os 10 polos turísticos do Maranhão, e que fazem parte do programa de Regionalização/Mapa Turístico Brasileiro. 


As ações que se iniciaram no mês de março, já atingiram os polos Lençóis Maranhenses (Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas e Humberto de Campos), Serras Guajajaras, Timbira e Kanela (Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda) e Delta das Américas (Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves), Floresta dos Guarás (Cururupu, Porto Rico, Guimarães e Bequimão) e os municípios de Alcântara e São José de Ribamar, pertencentes ao polo São Luís.


Cadastur
 
O novo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur), lançado em fevereiro deste ano, ainda é uma novidade para muitos empresários do setor. Mas desde que a ação foi interiorizada para todos os municípios que compõem os polos turísticos do estado, o número de empresas maranhenses cadastradas tem crescido. É o que afirma a técnica estadual do Cadastur, Thaís Guimarães.


“Nós temos avanços significativos, o Maranhão saiu do oitavo lugar e foi para o quarto na relação de empresas cadastradas, isso nos deixa muito felizes, significa que o nosso trabalho tem tido resultados. A meta traçada pelo nosso secretário Diego Galdino, é que nós fiquemos em segundo lugar no ranking Nordeste de empresas cadastradas. Acredito que pelo desempenho que temos tido ao longo das missões esse ano, nós vamos alcançar”, finalizou.


O Cadastur é um programa do Ministério do Turismo (Mtur), que garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista que pretende visitar Maranhão.


Regionalização
 
“No polo Floresta dos Guarás 4 municípios foram visitados além do município de Alcântara. Em todos eles tivemos reuniões com uma boa participação dos gestores públicos do Turismo. Os critérios do Ministério do Turismo ficarão mais rigorosos a partir do ano que vem, então, vai haver uma seleção natural para continuar ou entrar no Mapa do Turismo brasileiro. A Sectur está cumprindo seu papel de informar, conscientizar e orientar esses gestores e Trend para as mudanças que virão”, disse a superintendente de Regionalização, Glória Pinto.


O programa de Regionalização, realizado em parceria com o Mtur, reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos 10 Polos Turísticos, através da compreensão de gestores públicos e municipais da importância da criação/efetivação de suas regiões e municípios através dos conselhos municipais, dos planos municipais de turismo, inventários turísticos e a formalização das instâncias de governanças regionais com objetivo da descentralização das atividades. Critérios esses estabelecidos pela Mtur, para o remapeamento de 2019.

Para a secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município de Porto Franco, Greyce Kely dos Santos, a reunião do programa de Regionalização deu um grande incentivo ao município.

“Essa ação foi esclarecedora e nos incentivou a buscar meios para permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro. Percebemos o engajamento dos gestores públicos na estruturação do nosso município. E isso é um aspecto muito positivo pra gente”, disse a secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município de Porto Franco, Greyce Kely dos Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB