terça-feira, 30 de janeiro de 2018
Governo do Maranhão fortalece cuidados da saúde mental com Dia D do Janeiro Branco

“Achei bem instrutivo o hospital falar sobre o Janeiro Branco e a saúde mental, de orientar sobre a necessidade de procurar ajuda profissional quando não se está bem, não apenas na parte física como na parte emocional também”, contou o paciente Alan Jacques, que acompanhou a Blitz Educativa do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A atividade fez parte do Dia D de Mobilização do Janeiro Branco, que acontece em unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, o Dia D foi iniciado com as orientações educativas da Comissão de Humanização nas áreas dos ambulatórios, recepções, salas de espera e áreas de convivência nos andares. A atividade no HCM também contemplou sessão de relaxamento para os acompanhantes dos pacientes e colaboradores.


A psicóloga Roberta Oliveira destacou que a ação teve caráter preventivo. “Orientar as pessoas é uma importante ferramenta no que se refere à prevenção de doenças como depressão e ansiedade. Durante a ação, pudemos perceber a receptividade dos pacientes e acompanhantes com o tema, inclusive com o compartilhamento de histórias de superação vivenciadas por eles”, relatou. 

 
Já a psicóloga Poliana Braga reforçou que é preciso combater o preconceito em relação à saúde mental. “O profissional habilitado, seja psicólogo ou psiquiatra, consegue identificar o problema do paciente e auxiliar no tratamento. Na rede estadual de saúde, existem os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que realizam esse tipo de atendimento”, alertou. 
 
Governo do Maranhão fortaleceu cuidados da saúde mental com Dia D do Janeiro Branco.
A sessão de relaxamento ficou por conta do Centro de Terapias Orientais (CTO), parceiro do HCM em diversas ações. “A massoterapia é uma aliada no processo de desacelerar as emoções e melhorar o desgate físico, reenergizando o profissional, que retorna para o trabalho de modo mais leve”, explicou a massoterapeuta Indira Moura. 

A técnica em enfermagem Doralice Matos elogiou a atividade. “A rotina de trabalho em um hospital acaba sendo estressante e ter esse momento de pausa contribui para a qualidade de vida da gente. Achei maravilhoso”, avaliou.  
Já o acompanhante Expedito Sousa ressaltou que a campanha é um alerta para toda a sociedade. “É muito bom que se fale sobre saúde mental, já que problemas psicológicos podem acontecer com qualquer pessoa, e é importante procurar ajuda”, disse.


Ações simultâneas

O Hospital Nina Rodrigues, unidade referência no tratamento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, ofertou sessões de relaxamento, biodança, roda de conversas para pacientes e funcionários da unidade.


Na Praia de São Marcos, em São Luís, os pacientes das residências terapêuticas e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) aproveitaram para participar de aula de yoga, zumba e atividades esportivas ao ar livre. 


O Dia D também alcançou a sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Profissionais de saúde ofertaram serviços de prevenção e promoção à saúde mental, como massagem relaxante e aferição de pressão arterial.


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB