terça-feira, 18 de abril de 2017
Socialista pôs o partido no centro da discussão onde foi pioneiro.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO 

Um dos lideres políticos mais atuantes de São José de Ribamar na atualidade, o ex-candidato a prefeito e ex-candidato a vereador nas últimas eleições, Arnaldo Colaço (PSB) voltou a por no centro da discussão pela qualidade da água fornecida à cidade a Odebrecht Ambiental, empresa investigada na operação Lava Jato que nos bairros do município é alvo do descontentamento generalizado da população. 

NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO Além da qualidade duvidosa da água, vem também atuando de forma constrangedora quanto ao saneamento básico e ações rotineiras de manutenção.

Pioneiro na discussão que culminou com a adequação de conduta da empresa pelo MP, Colaço volta ao tema que agora ganha novo escopo devido a grande quantidade de reclamações provenientes da região das Vilas, Sede e Zona Rural de Ribamar. Os ribamarenses pedem a saída imediata da Odebrecht do município.


Arnaldo Colaço, que continua à frente do PSB ribamarense, convocou recentemente a população da cidade a participar de mais uma audiência pública para debater a má prestação de serviços da empresa. Além da qualidade duvidosa da água, a Odebrecht vem também atuando de forma constrangedora quanto ao saneamento básico e ações rotineiras de manutenção.
Resultado de imagem para arnaldo colaço

O líder político Arnaldo Colaço volta a conclamar população ribamarense pela saída da Odebrecht da cidade; retorno com pauta necessária.

Endossando o coro dos descontentes, há algumas semanas o Procon já havia  multado a empresa com a qual vem tendo embates pontuais  pela melhoria dos serviços na terceira maior cidade do estado. Agora com o retorno do PSB à discussão do problema a questão tende a se potencializar além da esfera municipal.


Arnaldo Colaço voltou.  


LEIA MAIS SOBRE A ATUAÇÃO DUVIDOSA DA ODEBRECHT EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, NOS LINKS ABAIXO: 









Medidas para prevenir violência contra mulher na UFMA

Comissão discute medidas para prevenir
violência contra mulher na Universidade.

A repercussão de dois casos de estupro no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, registrados nas últimas semanas, culminou com uma reunião de entre a presidente da Comissão de Defesas dos Direitos e Protagonização da Mulher da Câmara de São Luís, vereadora Barbara Soeiro (PSC) e a reitora da UFMA, professora Nair Portela. O tema principal do encontro foi discutir como o poder público pode ser mais eficaz em medidas que possam coibir a violência cometida contra as mulheres nas dependências da universidade.

“É preciso unir esforços com gestão universitária, os poderes públicos, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, para verdadeiramente proporcionarmos uma política com ações efetivas de enfrentamento a essa questão de violência, que infelizmente não se apresenta exclusiva à UFMA, mas à população como um todo”, declarou Barbara Soeira.

Resultado de imagem para barbara soeiro
A vereadora Bárbara Soeiro: “É preciso unir esforços com gestão universitária, os poderes públicos, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, para verdadeiramente proporcionarmos uma política com ações efetivas de enfrentamento a essa questão de violência, que infelizmente não se apresenta exclusiva à UFMA, mas à população como um todo''.
O encontro foi motivado após o registro de dois estupros nas dependências da UFMA em menos de uma semana. Sendo que o primeiro caso foi registrado, na manhã do dia 1º deste mês, no plantão da Vila Embratel. Na ocorrência, consta que a vítima estava em uma festa na universidade na noite do dia 31 de março, quando, por volta das 22h30, ela foi abordada por um homem que a estuprou.

Já o segundo caso foi na noite do dia 3 deste mês. Uma estudante do curso de Ciências Econômicas afirma que foi violentada em uma área de matagal próximo ao prédio Paulo Freire, no campus do Bacanga. O suspeito, que portava uma arma de fogo, abordou a jovem dentro do ônibus e a obrigou a descer para praticar o abuso.

MEDIDAS CONTRA VIOLÊNCIA

Diante dos casos de violência sexual, a Comissão de Defesas dos Direitos e Protagonização da Mulher da Câmara de São Luís está se organizado para cobrar medidas com o intuito de discutir a segurança no campus do Bacanga.

“A UFMA é um espaço que merece um melhor sistema de segurança, principalmente à noite. Não podemos deixar que nossas mulheres tenham seus direitos violados, no ambiente que elas lutam para ter uma condição de vida melhor, que é na universidade. Por isso, a estruturação do espaço físico é importante, mas, além disso, é importante trabalhar a questão da educação para o combate a essa cultura de violência”, afirmou a parlamentar.

Durante a reunião, a professora Nair Portela anunciou a criação de um Fórum para discutir essas questões. E garantiu que todas as providências estão sendo tomadas para combater a violência contra mulheres no Campus da UFMA.

“Já me reunir com o secretário Estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, para solicitar uma viatura da Policia Militar na UFMA. E resolvemos criar um Fórum com o objetivo de discutir essas questões”, disse a reitora.

Além de Bárbara Soeiro, a Comissão de Defesas dos Direitos e Protagonização da Mulher da Câmara Municipal de São Luís atualmente é composta pelas vereadoras Concita Pinto (PEN) e Fátima Araújo (PC do B).
Hildo Rocha defende aprovação da PEC que dará aos agentes penitenciários o status de policiais
 
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) afirmou que votará pela aprovação da PEC 308/2014. O projeto transforma a função de agente em polícia penitenciária, nos âmbitos federal e estadual. “Temos que fazer com que os agentes penitenciários passem a ter poder de polícia. Para melhorar a segurança pública é necessário que os agentes possam desempenhar as suas funções com mais eficiência”, declarou Hildo Rocha.
 
Desvios de função
 
Rocha disse que em todo o país é comum que agentes de polícia, escrivães e até mesmo delegados de polícia sejam utilizados em desvio de função. “No Maranhão, por exemplo, existem mais de mil presos em delegacias. Isso é muito grave porque não é função do agente policial fazer o trabalho que é de competência dos agentes penitenciários”, destacou. 
Resultado de imagem para HILDO ROCHA
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) afirmou que votará pela aprovação da PEC 308/2014. O projeto transforma a função de agente em polícia penitenciária, nos âmbitos federal e estadual.
Aprimoramento
 
Rocha é o autor de requerimento que levou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia a criar Comissão Especial para fazer um estudo sobre a matéria e propor a reformulação e a modernização do sistema penitenciário.
 
De acordo com o deputado, a aprovação da PEC 308 irá compor o conjunto de medidas necessárias para a melhoria do sistema penal brasileiro e evitará que policiais continuem sendo desviados de suas funções como ocorre no Maranhão onde, segundo o parlamentar, a situação é crítica.
 
“Inclusive, o ex-secretário adjunto de administração penitenciária do governo de Flávio Dino foi preso pela Polícia Federal por desvio de recursos que deveriam ser usados para melhorar as penitenciárias”, lamentou Hildo Rocha.

Papa Francisco recusa convite de Temer para visitar o Brasil

Em resposta oficial, líder da igreja expressa preocupação com o momento político vivido no país.


Em carta, o Papa Francisco recusou o convite do presidente golpista, Michel Temer, para visitar o Brasil para participar das celebrações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em outubro desse ano.

A informação é do jornalista Gerson Camarotti, da Globo News, que por sua vez, ouviu relatos de pessoas que tiveram acesso ao conteúdo da carta.

Resultado de imagem para PAPA FRANCISCO

Papa Francisco recusou convite de Temer para visitar o Brasil.

O Papa Francisco já havia sinalizado, em janeiro desse ano, que não viria ao Brasil em 2017. Na avaliação de um integrante da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ouvido por Camarotti e cujo nome não foi divulgado, o Papa Francisco evita viajar para países que enfrentam um momento político mais delicado para não correr o risco de ser usado por alguma das partes envolvidas.

Ainda segundo o integrante da CNBB, o Papa não costuma visitar países em ano eleitoral, o que o impediria de visitar o Brasil em 2018.

No entanto, na carta enviada a Temer, o Papa demonstrou preocupação com a situação política do país.

O Papa Francisco diz entender que a crise não é de solução fácil, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, mas que não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo. O trecho foi publicado no blog do jornalista da Globo News.

O papa também escreveu que não pode deixar de pensar em tantas pessoas, “sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira".

Temer havia enviado a carta convite ao líder da igreja católica no fim do ano passado. Nessa carta, o Papa Francisco respondeu que não poderá vir devido a uma agenda intensa.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO BdF

EDIÇÃO DE ANB ONLINE

"No transporte público, a incompetência é o que domina", diz Wellington sobre passe escolar em São Luís

Na manhã desta terça-feira (18), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna para cobrar da Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís providências, em caráter de urgência, quanto ao Sistema de Passagens, que está fora do ar desde quinta-feira, dia 13. Wellington mencionou ainda os inúmeros transtornos que estão sendo enfrentados por quem está sendo obrigado a adquirir passe escolar, para ter acesso aos ônibus.
Resultado de imagem para WELLINGTON DO CURSO
O deputado Wellington do Curso:

"No transporte público de São Luís, a incompetência é o que domina''.

"No transporte público, a incompetência é o que domina . Recebemos relatos de alunos que foram barrados em ônibus, porque os cobradores não aceitaram o passe escolar. Nem os motoristas e  cobradores foram oficialmente notificados. Além disso, as pessoas  estão sendo obrigadas  a adquirirem, pelo menos, 10 passes, no valor de R$14,50. Um valor alto, principalmente, para nossos estudantes que não trabalham. Deixo aqui a cobrança que não é minha, mas de estudantes que estão sofrendo com a incompetência do Prefeito de São Luís que prometeu Wi-Fi nos ônibus, mas trouxe de volta passe escolar", disse Wellington.

A solicitação do  deputado Wellington já foi encaminhada ao Secretário de Trânsito, mas até o presente momento não obteve resposta.
 

2018 BATE À PORTA 

Pesquisa Exata divulgada na imprensa estadual aponta Flavio Dino na liderança daquela que será a eleição mais disputada da história do Maranhão. 

O Governo do Maranhão já admite Roseana Sarney como principal concorrente do chefe do Executivo estadual nas eleições de 2018. O discurso que vinha mantendo de que a ex-governadora era carta fora do baralho, não cabe mais à realidade político-eleitoral presente. 
Resultado de imagem para roseana sarney com jorge murad
Roseana deve voltar em 2018 com candidata; ela já tem 26%.
É o que mostra pesquisa Exata divulgada na imprensa maranhense essa semana, dando conta de que Flávio Dino venceria as eleições diante de Sarney se o pleito fosse realizado hoje.  

A pesquisa mostra resultado para Flávio Dino que marcou 59 pontos percentuais contra 26% de Roseana. Nulos, brancos e indecisos oscilaram entre 10 e 5%. 

Resultado de imagem para flavio dino 2010
Se a eleição fosse hoje, Flávio Dino venceria Sarney mais uma vez.
A pesquisa revela ainda que Roseana Sarney enquanto candidata tem presença no cenário de 2018. Um indicativo que o Governo deverá reinventar o ‘discurso contra a oligarquia’ em suas próximas ações nesse campo.


POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇAO

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB