sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Munícipes foram abandonados à própria sorte
Eles usam as redes sociais para implorar por socorro 
Prédio alugado para funcionamento da antiga Unidade Mista da cidade opera sem condições adequadas.

POR FERNANDO ATALLAIA
REPÓRTER DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com

Cidade que compõe a região da Grande São Luís, onde se concentra grande parte dos interesses do estado, Paço do Lumiar enfrenta nos dias atuais uma das piores gestões de sua história. Não fosse apenas a crise politico-administrativa que assola a cidade, as terríveis condições da Saúde do município-humilhantes e desumanas – bastariam por si mesmas para que se decretasse estado de sítio. 
Resultado de imagem para unidade mista maiobao
Dependências da antiga Unidade Mista de Paço do Lumiar, localizada à Av. 13 no bairro   Maiobão: abandono que migrou para Av. 10.
Urgindo intervenção federal no setor, a única unidade de saúde existente, hoje, em Paço atua de forma ultra precária , sem mínimas condições de funcionamento. Um verdadeiro deboche ofertado pela administração de Domingos Dutra, prefeito eleito sob a égide antisarneysista, há 11 meses. 

Resultado de imagem para domingos dutra
O prefeito Domingos Dutra: égide antisarneysista que não se aplica à Saúde.
Nos últimos 15 dias, os luminenses caíram em desespero diante do caos reinante na área essencial e usam , atualmente, suas redes sociais para denunciar o total abandono do setor. Em prédio alugado, a antiga Unidade Mista localizada à Av.  13 do bairro Maiobão foi removida para Av.  10 na mesma localidade, só que com algumas peculiaridades: ambiente escaldante, tórrido, calorento e sem leitos. Uma tipificação do que entende como gestão de Saúde a administração de Domingos na sexta maior cidade maranhense. 

Resultado de imagem para unidade mista maiobao
PIOROU Unidade Mista em novo endereço: maus tratos, calor e humilhações.
 Quem precisa de atendimento de emergência deve aguardar. Essa e outras realidades vêm sendo sentidas pelos luminenses da região urbana de Paço. Muitos deles,  com temor de verem os parentes morrerem à míngua na Unidade procuram as Upas mais próximas.  O município não se sustem nesse particular e as políticas públicas que deveriam – por obrigação- ser implementadas na Saúde, literalmente, não existem. A Promotoria responsável ainda não avaliou o problema. 

Resultado de imagem para unidade mista maiobao
Mulher desmaia em amontoado da Unidade Mista no Maiobão: paisagem diária.
Há também informações de que sequer vistorias foram feitas até aqui pelos órgãos fiscalizadores em Paço do Lumiar. 

O caos continua. 

3 comentários:

  1. A saúde de Paço do Lumiar segue os mesmos passos da saúde na grande maioria dos 5.570 municípios do país. Os motivos são diversos: falta de repasse do Fundo de Participação, repasse insuficiente tendo em vista as necessidades do município, revanchismo político, herança maldita de uma administração para outra, falta de competência em administrar a coisa pública, uso indevido da verba do município, preocupação eleitoreira com a reeleição, e vai por aí afora. No caso de Dutra, percebe-se os mesmos vicios de administrações anteriores, como nepotismo e compadrismo. O esforço de Dutra está mais voltado para a reeleição de Flávio Dino do que para a saúde do eleitor. As desculpas são as mesmas - 50 anos de oligarquia Sarney e bla bla bla, o que não leva a nada, adia a solução do problema e desvia a atenção do povo para outras coisas que não sejam o seu mau desempenho.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! A última foto desta matéria mostra a maior prova de desprezo pelo ser humano que pode haver. Negar atendimento digno à saúde é o mesmo que matar.

    ResponderExcluir
  3. Foto bem antiga essa heim , quando ainda estava sob a administração anterior. Não estou defendo, mas vamos ser justos , já foram feitas melhorias no atendimento nessa unidade mista,sim. Climatizaram toda a recepção, colocaram a triagem em uma sala, pq antes ficava bem no meio do povo causando assim uma bagunça e aglomerado de pessoas. Obviamente que ansiamos pela reforma da antiga , mas enquanto não sai, a provisória tem suprido sim a necessidade. Falo isso com propriedade, pois já precisei diversas vezes .

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB