segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Governo realiza seminário sobre drogas nesta terça-feira (12) em Pinheiro.

O Governo do Estado realiza nesta terça-feira (12), às 8h, o Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: Prevenção, Tratamento e Redução da Oferta, no auditório da Unidade Integrada Presidente Médici, em Pinheiro.

Dentre os palestrantes destacam-se Marcos Pacheco, doutor em Políticas Públicas e secretário de Estado de Políticas Públicas; Márcio Menezes, psicólogo e chefe do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde; Fernanda Fernandes, advogada e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

O uso de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos contemporâneos, exigindo que os governos e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem a sua melhor compreensão e abordagem. Esse uso impacta, de forma contundente, nas políticas públicas em todos os níveis, aumentando as demandas por serviços de saúde, segurança pública, assistência social, educação, sistema penitenciário, entre outros.

Resultado de imagem para Marcos Pacheco, doutor em Políticas Públicas e secretário de Estado de Políticas Públicas;
EM PINHEIRO O secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco é um dos palestrantes do seminário que o Governo realiza nesta terça.
Segundo o último Relatório Mundial sobre Drogas divulgado em 2016 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), aproximadamente de 5% da população adulta, ou 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usaram pelo menos uma droga em 2014. O relatório aponta, ainda, que cerca de 12 milhões de pessoas usam drogas injetáveis e 14% destes vivem com HIV.
Esses dados revelam que o impacto do uso de drogas na saúde continua preocupante. Já a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack no Brasil, publicada em 2014, aponta que 0,54% da população brasileira faz uso regular de crack, sendo que o maior índice é encontrado na Região Nordeste, onde esse índice é de 1,29%.

O Governo do Estado, como sujeito de intervenção nas políticas públicas, tem um papel importante no sentido de construir alternativas para a problemática. Com essa compreensão, e em parceria com movimentos sociais, o seminário tem como objetivo garantir a participação de representantes das instituições e organizações sociais, estudiosos e pesquisadores sobre a temática para contribuírem na elaboração de diretrizes para a Politica Estadual sobre Drogas no Maranhão.

Programação 
  8h – Credenciamento 8h30 – Mesa de Abertura 9h – Palestra Magna “Política Nacional de Drogas: Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos” – Marcos Pacheco e Márcio Menezes 9h30 – Debates 10h – Painel “O papel dos Conselhos na Política Estadual de Drogas” – Fernanda Fernandes (Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas), Arimatéia da Conceição (Conselhos Escolares Sobre Drogas), Mari-Silva Maia (Conselhos Comunitários Pela Paz) 11h – Debates 12h – Intervalo para almoço 14h – Desenvolvimento dos três Grupos de Trabalho (GTs) com os seguintes eixos: prevenção, estudos, pesquisas e avaliações; tratamento, recuperação, reinserção social, redução de danos sociais e saúde; redução da oferta 17h – Encerramento

SERVIÇO
O QUÊ? Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: Prevenção, Tratamento e Redução da Oferta
QUANDO? Terça-feira (12), às 8h
ONDE? Auditório da Unidade Integrada Presidente Médici (Rua Inácio Pinheiro, s/n°, bairro Matriz – Pinheiro)

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB