quinta-feira, 2 de novembro de 2017
Governo promoveu cursos voltados para a produção de leite em Estreito 
Com parte das ações da cadeia do leite dentro do Programa Mais Produção, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) em parceria com o SENAR , AGERP e a Prefeitura municipal, promoveu dois cursos de capacitação voltados para a produção de leite no município de Estreito.

Atualmente, o Programa Mais Produção, na cadeia do leite, atende a 675 propriedades nas regiões Tocantina e do Médio Mearim. Nos primeiros três meses de trabalho, a produção dessas propriedades assistidas saiu de 1.691.172 litros de leite por mês para 1.874.544 litros de leite, um acréscimo de aproximadamente 11%.

Ambas realizadas no final de outubro, as capacitações de produtos derivados de leite e bovinocultura tem por objetivo aumentar a produção agropecuária estadual e valorizar os produtos. Além disso, os cursos foram um instrumento para estimular os produtores de leite do município a obter novas oportunidades de renda.

Resultado de imagem para honaiser
  O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser: ''Os produtores maranhenses tem uma enorme vontade de trabalhar e aumentar sua produção, só precisam da assistência adequada, para melhor utilizar os equipamentos e as tecnologias disponíveis. Esse é o nosso trabalho enquanto governo, ajudando os pequenos a se tornarem grandes''. 
O Prefeito Cicero falou da satisfação em receber esse curso e agradeceu a pareceria da SAGRIMA e do SENAR já que com o curso os produtores de leite poderão agregar mais valor à matéria prima e aumentar a renda familiar, movimentando a economia do município. 

 A capacitação em produtos derivados de leite prepara os alunos para confecção de derivados de acordo com as normas técnicas de segurança, higiene e saúde. As aulas tiveram duração de 40 horas, onde os participantes receberam noções teóricas e treinamento prático de produção de queijos, minas frescal natural e temperado; doces de leite, pastoso e em barras; requeijão cremoso; iogurtes; bebidas lácteas, ricota, leite condensado, catupiry, queijo prato e cheddar. Os alunos aprenderam ainda a pasteurizar o leite a fim de diminuir os elementos nocivos para a saúde e aumenta a longevidade dos produtos.



Segundo a instrutora do SENAR, Ana Joaquina, o objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade nutricional. “O aproveitamento do soro é uma surpresa para muitos produtores. Em muitas propriedades rurais, ele é alimento do suíno ou acaba sendo descartado. Entretanto no curso, nós mostramos que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva”.


Entre outubro de 2016 e setembro de 2017, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou 84 capacitações, beneficiando 1210 produtores, além das 1550 propriedades que recebem assistência técnica e gerencial. Nas propriedades assistidas, as visitas técnicas já passam de 18 mil.

Já no curso de bovinocultura foram abordados índices produtivos e reprodutivos, manejo reprodutivo na bovinocultura de Leite, alimento na bovinocultura, problemas e doenças da reprodução, raças, cruzamentos e sistemas de cruzamentos, medicamentos usados na bovinocultura e realização de ultrassom na reprodução bovina, incluindo aulas práticas.


Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, é fundamental levar aos produtores as ferramentas necessárias para que possam crescer, e o conhecimento é a principal delas. “Os produtores maranhenses tem uma enorme vontade de trabalhar e aumentar sua produção, só precisam da assistência adequada, para melhor utilizar os equipamentos e as tecnologias disponíveis. Esse é o nosso trabalho enquanto governo, ajudando os pequenos a se tornarem grandes”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB