sábado, 7 de outubro de 2017
Tanto nas majoritárias quanto nas proporcionais a briga vai ser boa. Ou feia.

POR FERNANDO ATALLAIA 
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com

A permanência no poder de alguns secretários do Governo do Estado já pré-anunciados candidatos a deputado (estadual e federal)  dependerá do desempenho deles nas urnas de 2018. 

Resultado de imagem para roseana sarney
APENAS LEVANTAMENTOS Pré-candidatura de Roseana Sarney segue apoiada por pesquisas desacreditadas do eleitorado; ex-governadora tentará cadeira do Executivo em 2018.
A briga vai ser boa ou feia. Muitos dos nomes já lançados até aqui –velhos conhecidos que são do eleitorado maranhense- terão de passar por uma geração de novos que se insurge a cada dia rumo a BSB e Alema. Por outro lado, há também aqueles que tentam retorno ao poder como é o caso dos ex-deputados Jota Pinto e Davi Alves Jr que concorrerão a cadeiras na Câmara Federal. 

Resultado de imagem para davi alves junior
O ex-deputado Davi Alves Jr quer voltar a BSB: remando contra o tempo, ele pegará a maior concorrência da história de sua carreira política.
Já os que hoje detêm mandato, correm contra o tempo a 12 meses daquele que será o pleito mais disputado da história recente da política maranhense. Nomes como Júnior Marreca e Deoclides Macedo nesse particular. 

Em São José de Ribamar, terceira maior cidade do estado, um fenômeno obsoleto  acaba de ser percebido em pleno século 21. A arcaica  tática do varejo eleitoreiro, prática ruralista do século 19 que consistia na abertura da porteira pelo prefeito local a políticos sem compromisso com a cidade, foi implantada novamente .  Dezenas de pré-candidatos oportunistas começam cair de paraquedas na cidade balneária contando com a transferência  de votos por Fernando Silva, atual gestor do município, às suas candidaturas.  

VAREJO ELEITOREIRO Prática ruralista  do século 19 volta a terceira maior cidade do Maranhão; Josimar do Maranhãozinho e Hélio Soares já estiveram por lá.
No interior do estado, a concorrência tem sido grande e a busca por grupo e adesões vem dando o tom da disputa que segue a preço de ouro. Em 2018, o voto tende a ser valorizado dentro de um ambiente cada vez mais dificultoso àqueles que estavam acostumados a comprá-lo. Embora não tenha havido renovação significativa do quadro de políticos maranhenses, os nomes pasteurizados aparam desgaste junto ao eleitorado das 217 cidades. Por duas razões: nunca cumpriram nos últimos quatro anos nenhum compromisso assumido e deixam claro  único interesse em apenas manter as regalias de suas proles à custa de vantagens e benesses do poder. Exemplo ululante, duas deputadas da Alema com visíveis mandatos opacos, inexpressivos. 

Resultado de imagem para junior marreca
DIFÍCIL REELEIÇÃO Júnior Marreca é um dos seis deputados maranhenses que enfrenta grande desgaste no estado; ele segue não honrando compromissos.
É dentro dessa conjuntura que o cenário  eleitoral de 2018 se anuncia. Nas majoritárias não será diferente. Até aqui a briga que se trava a partir de levantamentos (pesquisas) que beneficiam este ou aquele candidato ao Governo, não trouxe ao eleitor nada mais que a certeza de que certa temeridade pontua as pré-candidaturas dos cinco postulantes. O eleitorado ainda não conseguiu situar-se ante as muitas linhas de interpretação da realidade do estado já fornecidas.

7 comentários:

  1. Como já pontuei antes, não sou uma pessoa autorizada a comentar sobre eleições, política e políticos. Cada vez que tento me aprofundar mais me deparo com uma lama e um lixo que aumentam a cada ano e mais me desestimulo a defender este ou aquele. No meu entender, todos os postulantes estão preocupados apenas em defender seu território, preservar e aumentar o seu patrimônio, perpetuar o seu poder através de filhos e demais parentes, numa prática cartorial semelhante às capitanias hereditárias, e manter imunidades e foro privilegiado para acobertar suas patifarias. Seu compromisso e comprometimento com o cidadão e com o eleitor é absolutamente inexistente.

    ResponderExcluir
  2. HILDO CAIU(DE PARAQUEDAS)
    MAX BARROS(SUBIU)
    BIRA CAIU
    COLAÇO SUBIU(DEPOIS DA QUEDA)
    PARABENS POETA, EXCELENTE MATERIA!
    JR

    ResponderExcluir
  3. o varejo eleitoreiro tb em paço com dutra empregando a irma de cabo campo pro mesmo dar voto pra nubia pra federal faz essa reportagem
    denise da umes

    ResponderExcluir
  4. "Proporcionalmente à população, em nenhum estado do Brasil morrem mais crianças do que no Maranhão. A média é quase o dobro da nacional. E quem vive lá, vive menos. O Maranhão é o único estado onde a expectativa de vida não chega aos 70 anos. A média brasileira é de quase 75 anos".
    Poeta, desculpa, mas diante do texto acima, qualquer coisa que eu fale sobre a política e os políticos do Maranhão será impublicável.

    ResponderExcluir
  5. Boa. Fico curiosa para saber como o ''varejista'' vai fazer para atender as encomendas do seu Bira e de seu Hildo ao mesmo tempo
    Tem voto pra esse povo todo? Loirinha

    ResponderExcluir
  6. NETO EVANGELISTA TA DIRETO EM RIBAMAR ATALAIA O CARA É RIBAMARENSE DESDE CRIANÇINHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Atallaia, acredito que a eleição a qual você chama de a mais disputado de todas, realmente será. Os "capas pretas" da política, acostumados a ganhar eleição baseados no poder econômico e apoios inescrupulosos, ainda não sabem que rumo tomar pra garantir seus pleitos. O povo está mais do que escabriado com essa classe. O verdadeiro voto distrital vai aparecer sem precisar mudar sistema de eleição nenhum. Acredito que começaremos a votar em quem conhecemos de fato, em quem acreditamos e confiamos de fato. Aquele voto por cem reais ainda existirá, mas o voto responsável e de qualidade já está aumentando seu poder, e em breve será o que definirá nossos rumos.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB