domingo, 8 de outubro de 2017
O iminente fim da família Lobão na política maranhense 
Único bastião da prole na área política, Edison, o senador, vê o futuro do congressista ameaçado por denúncias de corrupção

Ele tentará reeleger-se à Câmara Alta por mais uma vez

Representatividade arranhada  junto aos maranhenses é seu maior obstáculo.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com 

Ostentação, luxo, joias, mansões, carros importados e denúncias, muitas denúncias de corrupção. O cenário, no mínimo controverso, não deixa dúvidas quanto à insegurança que permeia o projeto político do senador Edison Lobão(PMDB) , alvo de dois inquéritos vinculados à Lava Jato. Ele foi denunciado por Flávio David Barra, que o apontou  como o suposto responsável por coordenar o recebimento de propinas para o PMDB,  envolvendo as obras de Belo Monte e da usina nuclear de Angra 3. Márcio Lobão, seu filho, também aparece como investigado pela PF numa outra operação.

Edinho saiu derrotado para Flávio Dino em 2014: ululante falta de talento segue em...
O revés de Edison Lobão parece ganhar contornos para além de sua biografia, tornando-se insustentável quando a discussão de condutas políticas passa por malversações como enriquecimento ilícito,  nepotismo e favorecimentos. Um misto de confusão entre o público e o privado. Nesse particular, a candidatura de Edison à continuidade do cargo no Senado Federal começa ser diluída no seu estado de origem. Sabedor de que estas e outras implicações, além das judiciais, podem comprometer seu futuro político onde a família se atém como reduto primeiro, o senador caiu em campo. Lobão realiza pela primeira vez com antecedência de 12 meses do próximo pleito, reuniões com líderes municipais nas cidades maranhenses. Esteve em Caxias, recentemente. O senador entende que a estabilidade político-econômica da prole, bancada principalmente por suas relações duvidosas   na esfera nacional, tem de continuar. Questão de subsistência: o sarneysismo onde há uma década Lobão sentia-se confortável ante os voos insurgentes, oposicionistas que até então não vingavam, se pulverizou. Hoje o sistema decrépito é apenas uma ideia no imaginário de poucos e a tendência do ‘cada um por si’ chega ao seio do PMDB, seu partido. 
 
image
TALENTO EM ABUNDÂNCIA? Analistas políticos acreditam que Paulinha e Tati Lobão podem salvar família do ostracismo político: candidatas em 2...

Sem condições formais de se reestruturar, o grupo do senador no Maranhão não vê viabilidade pragmática numa repetida eleição de Lobão ao Senado. Alguns corroboram que ele deveria candidatar-se a deputado federal. A vaidade não permite. Do alto de uma história devassada  por suspeitas , Edison vê a sugestão como rebaixamento. Por outro lado, analistas políticos creditam à nova geração da família, sobretudo a composta pela ala  feminina, certa vantagem sobre ele , Edinho Lobão e Dona Nice, a mulher,  deputada cuja atuação em BSB serviu de holofotes vergonhosos pelo alto descompromisso com o  cargo.

Saídas e alternativas- Ensaiando, sob a égide de questionável espontaneidade e visível falta de talento para a política, Paulinha Lobão, juntamente com a filha Tati, neta do senador, segundo informam a imprensa fontes ligadas a família , vêm tendo os nomes ventilados como alternativas de continuísmo da prole no setor estratégico. Ambas, torcem alguns, poderiam engendrar candidaturas a deputado em 2018.  A possibilidade é remota, mas não descartável. Paulinha fez às vezes de coordenadora de campanha do marido Edinho na eleição em que este perdeu para Flávio Dino, atual governador do Maranhão. 

Resultado de imagem para NICE  LOBAO
VOLTOU PRA CASA Dona Nice não teve habilidade para dá prosseguimento a legado de Lobão no Congresso; mandatos vergonhosos a fizeram retornar.
Mais simpática e afeita aos diferentes públicos, do teen aos grandes empresários, Tati vem se sobressaindo no campo do entretenimento com doses saudáveis de conhecimento em temas que envolvem bem-estar e saúde. Para alguns críticos, a neta do senador daria uma ‘oxigenada’ na vida pública da família. Mas até aqui, a empresária não confirmou a possibilidade, nem fez declaração oficial  acerca do assunto.

Velho modelo em decadência- O que mais dificultará uma candidatura de Edison Lobão ao Senado em 2018 , como apontam analistas, é o fato de que o possível candidato chegará a um terreno diferente daquele ao qual está acostumado. O nome de Edison tornou-se, no jargão eleitoral, pesado. É perceptível que o estado vive um momento de transição não só ideológica, mas do ponto de vista da praxe política local, destoante do que os sarneysistas geralmente viam como paisagem imutável, especialmente nos rincões maranhenses.

Resultado de imagem para edison   LOBAO
VELHO MODELO EM DECADÊNCIA O senador não soube renovar-se e hoje, às portas da próxima eleição, o que há nos bastidores, assim bem como no noticiário, quanto à sua participação na conjuntura política no pleito é uma razoável desconfiança que..
O senador não soube renovar-se e hoje, às portas da próxima eleição, o que há nos bastidores, assim bem como no noticiário, quanto à sua participação na conjuntura política no pleito é uma razoável desconfiança que já começa a ganhar robustez. Mesmo os correligionários de Edison temem que ele revele-se um elefante branco irremovível num momento onde o discurso a ser utilizado terá de estar em conformidade com as lutas sociais atuais, onde  o combate à corrupção vem sendo ovacionado  com grande veemência. Indiciado na Lava Jato , restará ao senador fazer uma campanha silenciosa. Ele não poderá falar deste e de outros temas correlacionados.


Sua biografia não permite.

4 comentários:

  1. O Titanic está afundando e carrega no seu bojo toda a clã dos Lobão - Edison, Edinho, Marcio, Nice, Paulinha e Tati. Faz algum tempo que esse barco vem trombando com icebergs de suspeitas, dissimulações, ligações espúrias e descompromisso com o eleitor. Difícil, não é?

    ResponderExcluir
  2. Bloleco de quinta
    Procure conhecer a vida de Dr Edison para falar a verdade

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. ricardo vai te foder

    ResponderExcluir
  4. JORNALISTA VAGAGUNDO ESCREVE MAU QUE CHIA

    RENAN CARLOS

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB