domingo, 2 de julho de 2017

Brilho das brincadeiras juninas e gastronomia marcaram a maior festa popular do país na terceira maior cidade do estado

Iniciado desde o dia 17 de julho, a maior festa popular do país, o São João, vem mostrando toda a força do brilho das brincadeiras além da gastronomia, que fazem do destino São José de Ribamar, um dos mais procurados durante a temporada junina. A festa que seguiu até o dia 29, atraiu centenas de visitantes de diversas localidades do país.

No total foram mais de 150 brincadeiras que se apresentaram nos sete principais terreiros montados durante os 12 dias de festança, além de outros 15 que receberam apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura para funcionar. Além dos dias oficiais de arraial, o público também vai poder se despedir da festa com o tradicional Lava Bois que foi realizado nos dias 1 e 2 de julho.

batizado bois são joão 2017
Além do brilho das indumentárias o que também tem chamado bastante a atenção de quem visita a cidade, são os...
E por aqui, além do brilho das indumentárias o que também tem chamado bastante a atenção de quem visita a cidade, são os batizados das brincadeiras de bumba meu boi.
O ritual que, entre outras coisas, garante a proteção e determina o início das apresentações públicas da brincadeira, sempre é realizado em clima de muita comoção e alegria por todos os participantes da brincadeira, inclusive os convidados para o apadrinhamento, a exemplo do prefeito ribamarense, Luis Fernando Silva, que fez questão de participar da tradição.

prefeito e crianças no são joão 2017
O prefeito ribamarense Luis Fernando Silva: “Fico muito feliz em ser o padrinho das brincadeiras até porque sou frequentador assíduo da festa. O São João é o período mais bonito do ano e aproveito para estar ainda mais próximo às comunidades”.
“Fico muito feliz em ser o padrinho das brincadeiras até porque sou frequentador assíduo da festa. O São João é o período mais bonito do ano e aproveito para estar ainda mais próximo às comunidades”, disse o prefeito.

Se por um lado os festejos juninos são uma mistura de ritmos, cores e crenças, por outro, também se pode dizer que é uma combinação de ingredientes que agrada o paladar do público.
são joão ribamarense
No total foram mais de 150 brincadeiras que se apresentaram nos sete principais terreiros montados durante os 12 dias de festança.
Em São José de Ribamar, destino turístico conhecido internacionalmente pela gastronomia local, destaque para o Peixe Pedra, iguaria que pode ser degustada de inúmeras formas. Jéssica que veio do Recife, preferiu provar o prato apenas com arroz e farinha e disse não precisar de mais nada, pois o gosto é bastante diferenciado.

"É a primeira vez que estou visitando São José de Ribamar, antes eu já ouvia falar sobre as comidas típicas da cidade e principalmente sobre o peixe-pedra. Foi uma das melhores comidas que já comi em toda a minha vida, o gosto é algo surpreendente e além do peixe-pedra frito, pude experimentar outras iguarias como o caranguejo e a peixada, que também são bem saborosos”, afirmou a carioca Caroline Furtado.

Resultado de imagem para peixe pedra frito prato tradicional
O tradicional peixe-pedra frito de São José de Ribamar foi ovacionado por turistas que prestigiaram o São João da cidade.
Além do prato principal, a gastronomia local também conta é claro, com o arroz de cuxá, peixe frito, torta de camarão, e o caranguejo. Uma verdadeira lista de pratos que estão no topo dos mais pedidos pelo público e que fazem da cidade uma das mais procuradas para curtir com segurança a festança junina.

0 comentários:

Postar um comentário

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB