domingo, 25 de junho de 2017
Frazão Oliveira, sindicalista e pré-candidato a deputado federal pelo Maranhão 
O sindicalista maranhense Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical do Maranhão, uma das entidades de defesa do trabalhador mais atuantes do estado, é pré-candidato a deputado federal.

Vindo de um histórico de lutas em prol das categorias trabalhistas nas 217 cidades maranhenses, Frazão, como é mais conhecido, é o único nome anunciado até aqui como representante legítimo do Movimento Sindical rumo a uma vaga em BSB. 

Em rápida entrevista a série  '3 Perguntas para', da Agencia Baluarte, ele falou sobre o atual cenário da representatividade sindical no Poder Legislativo. Disse também que sua pré-candidatura obedece a uma necessidade premente de na Câmara Federal o trabalhador maranhense e brasileiro sentir-se bem representado na defesa de seus direitos e reivindicações. Boa leitura:  

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE


Agência Baluarte- O Movimento Sindical maranhense vem sendo bem representado na ALEMA e Câmara Federal pelos deputados eleitos no último pleito?

Frazão Oliveira- Com certeza, não. Os deputados maranhenses eleitos e, que certamente concorrerão à reeleição ano que vem, não tem pauta que contemple os trabalhadores maranhenses e os movimentos organizados que formam o Movimento Sindical no estado, representado pelas entidades de classe e demais organizações e entidades. As comissões na ALEMA não tem atuação prática com resultados concretos. Tudo passa por um jogo de interesses particulares visando apenas ganho eleitoral. Não há compromisso com a causa trabalhista naquela Casa, nem tampouco na Câmara Federal, aonde os deputados maranhenses vêm votando em sua maioria contra os direitos dos trabalhadores e a favor da perda dos pleitos já conquistados. 

Agência Baluarte- Sua pré-candidatura foi abonada pelo Movimento. Muita responsabilidade quanto aos desafios de representar os anseios de centenas de sindicatos em um cenário cada vez mais desacreditado?

Resultado de imagem para frazao oliveira  força sindical
O sindicalista Frazão Oliveira, pré-candidato a deputado federal pelo Maranhão: ''É quase inexistente em termos de números a bancada de deputados federais em Brasília para representar a classe trabalhadora oriunda do Movimento Sindical. A atual legislatura conta com apenas quatro parlamentares''. 
Frazão Oliveira- Sim, nossa responsabilidade é imensa. Não podemos decepcionar. Pelo menos duas centenas de sindicatos ou mais, assim como muitos movimentos sociais, pretendem nos apoiar com esse objetivo de conquistarmos uma vaga na Câmara Federal para defender em Brasília os interesses da classe trabalhadora não só do Maranhão, mas do Brasil.

É quase inexistente em termos de números a bancada de deputados federais em Brasília para representar a classe trabalhadora oriunda do Movimento Sindical. A atual legislatura conta com apenas quatro parlamentares. Entre estes, dois da Força Sindical, o Paulinho da Força (SD) por São Paulo, e Bebeto Gama (PSB) da Força Sindical na Bahia.

Agência Baluarte- Quais os maiores obstáculos, nos dias atuais, ao avanço das reivindicações dos trabalhadores em Brasília? 


Frazão Oliveira- Há uma atmosfera não propicia às conquistas dos trabalhadores na Câmara Federal, atualmente.  Veja você, o  setor patronal, segundo levantamentos do DIAP, conta com 256 deputados declarados empresários e mais 171 declarados ruralistas. Cada deputado federal desse, eleito pela bancada patronal, teve o mandato em mãos orçado a um custo médio entre oito e dez milhões de reais. Portanto todos tiveram seus mandatos comprados. Dai não estarem lá para defender a classe trabalhadora. Nossa pré-candidatura nasce exatamente nesse vácuo da falta de representatividade dos trabalhadores no Congresso Nacional. Da mesma forma ocorre nas Assembleias Legislativas nos estados. Aqui no Maranhão essa falta de representatividade é gritante. Os trabalhadores maranhenses estão totalmente desassistidos.

Um comentário:

  1. DISSE TUDO.
    PARABENS OTIMA ENTREVISTA
    SUZIANE ALENCAR(PROFESSA ICATU)PAGA PAGA PAGA PAGA PAGA PAGA O PROFESSOR DUNGA PAGA DUNGA PAGA DUNGA

    ResponderExcluir

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB