quinta-feira, 29 de junho de 2017
O primeiro é pré-candidato ao Senado. O segundo quer ser o deputado federal mais bem votado da história do Maranhão em 2018. 
 
POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

No Maranhão sendo de esquerda, direita, socialista, comunista ou de corrente extremista o que fez a festa e continua a fazer das chamadas candidaturas  ‘carimbadas’ sempre foi a imposição de poder. Não importando por qual via, se por influência, dinheiro ou oferta de cargos na máquina pública.
Resultado de imagem para ZEQUINHA SARNEY
Zequinha Sarney foi sempre bem votado nos grotões maranhenses; não precisava fazer campanha.
Essa realidade vigente deu o tom da disputa no passado e está dando no presente. As principais pré-candidaturas até aqui anunciadas se assemelham em pontos que convergem para condutas parecidas no campo político, estendidas que serão ao eleitoral. Exemplo maior é a conduta política dos pré-candidatos Zequinha Sarney, conhecido por aparecer eleito no Maranhão sem fazer campanha no interior, e o mais  emergente  político do estado na atualidade , Márcio Barroso, o Marcinho Barroso. Ambos estão em plena campanha por vagas em BSB. 

O que aproxima Zequinha de Marcinho Barroso é um fato inerente à grande maioria dos políticos do estado, que em eleições buscam fechar os chamados acordos de pacote. Tática conhecida de um Maranhão oligarca que consiste em reunir prefeitos em torno de projeto eleitoral em detrimento das pequenas e médias lideranças dos municípios. A tática é uma demonstração de política de cabresto ainda muito presente nos grotões maranhenses e utilizada a granel por políticos ávidos por crescimento político eleitoral. 

Resultado de imagem para MARCIO JERRY
Já Marcinho Barroso visita os prefeitos nos municípios.
Durante muito tempo após os resultados das eleições, a dúvida pairava sobre a população maranhense que via candidatos como Zequinha sendo expressivamente eleitos sem pisar os  pés nas cidades de onde arrancavam grande votação. Se  configurava um mistério. Mas passados alguns anos, a conclusão apontava para pacotes fechados com gestores responsáveis por ‘reunir o rebanho’. E, claro, possivelmente vende-lo. 

Atualmente no Maranhão que se prega destoante daquele, a realidade não mudou e é o que  se vê nas reclamações acentuadas de vereadores do interior do Maranhão, presidentes de associações e até vice-prefeitos que acusam Marcinho Barroso de não os terem recebido em alguma ocasião e até lhes tratado mal. No contraponto dessa insatisfação, o pré-candidato reúne-se com frequência com prefeitos, mas, diferentemente de Zequinha, tem visitado os gestores nos municípios.  


Zequinha Sarney não tinha o costume de ir.

2 comentários:

  1. Não gosto de comentar política, pois não me considero à altura para tal. Não acompanho os bastidores. Mas em que pese o peso que tem que sustentar por ser um Sarney, Zequinha tem mais pedigree para chegar ao senado. Quanto a Marcinho, eu sou contra essa tropa de choque do governador por considerar todos lesivos ao Maranhão, a partir do próprio governador. Politiqueiros e oportunistas.

    ResponderExcluir
  2. O PROBLEMA DOMARCINHO BARROSO AI É O MESMO DE SEU ZEQUINHA NEGOCIAR O APOIO COM OS PREFEITO PRA GANHAR ELEIÇAO SEM PARTIR PRA MAO NA CUIA PEDINDO VOTO NO MUIDO SO QUE ESSA ELEIÇAO E DIFERENTE MOÇO AQUI EM ANAJATUBA PRA ELES TA É BRABO
    MOZANO DE ANAJATUBA

    ResponderExcluir

IPVA 2017

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB