quarta-feira, 17 de maio de 2017
Especialistas destacam a importância do brincar no desenvolvimento do ser humano 
Quando se fala em brincadeiras, logo vem à mente a imagem de crianças. Essa associação direta se dá porque, no início da vida, com tantas descobertas, a mente humana exercita a imaginação para tentar entender o mundo. É exatamente isso o que explica o neuropediatra Paulo Martins, do Hapvida Saúde: “Brincando, as crianças reproduzem aquilo que veem e tentam compreender o mundo que as rodeia”, revela.

Quando se fala em brincadeiras, logo vem à mente a imagem de crianças. Essa associação direta se dá porque, no início da vida, com tantas descobertas, a mente humana exercita a imaginação para tentar entender o mundo.

O que muitos adultos parecem não perceber é que o ato de brincar pode moldar completamente a personalidade e direcionar alguns valores que as crianças vão carregar para o resto da vida, a partir da infância. “Por isso, criança que não brinca tende a se tornar um adulto com dificuldade de relacionamento por causa da dificuldade de se expressar, expressar o que sente e o que pensa”, esclarece a psicóloga Joelina Abreu, também do Hapvida.
“Por isso, criança que não brinca tende a se tornar um adulto com dificuldade de relacionamento por causa da dificuldade de se expressar, expressar o que sente e o que pensa”, esclarece a psicóloga Joelina Abreu, também do Hapvida.
A especialista recomenda que os pais favoreçam a brincadeira dentro e fora de casa, mas alerta que as famílias não confundam esses momentos de brincar com o consumismo, o que é muito prejudicial. “Se os pais apenas encherem as crianças de brinquedos, vão dar a elas a impressão de que tudo é descartável, levando os filhos a reprodução desse comportamento nas outras fases da vida, como a adolescência e a idade adulta”, aponta Joelina. O ideal é promover momentos de descobertas por meio do exercício da imaginação. 

A programação ocorre no dia 27, sábado, das 8h às 11h.

É exatamente essa a proposta da Semana Mundial do Brincar, evento que ocorre em várias cidades do mundo todo, entre os dias 21 e 28 de maio. A iniciativa surgiu por meio da “Aliança pela Infância”, movimento internacional que prima pela infância plena como forma de melhorar as sociedades. 


Em São Luís, estão previstas atividades como contação de histórias, brincadeiras populares, diversas oficinas, pintura de rosto e aulas de dança para a meninada do Coroadinho, bairro da capital maranhense. A programação ocorre no dia 27, sábado, das 8h às 11h.

0 comentários:

Postar um comentário

IPVA 2017

IPVA 2017
IPVA 2017

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB