sexta-feira, 24 de março de 2017

Projeto Farmácia Viva é implantado em Paço do Lumiar

A inclusão da fitoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do incentivo ao uso de plantas medicinais encontradas no Município de Paço do Lumiar deu um grande passo para se transformar em um projeto comum envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e Agricultura.

O prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB), saindo na frente de todos os municípios da região metropolitana, lançou na manhã desta quinta-feira (23) o projeto Farmácia Viva, através de uma parceira com o Governo do Estado e a Universidade Federal do Maranhão.

"Vamos aproveitar todas as plantas naturais que o município tem, produzir remédios de forma científica a preços mais baratos, para atender a nossa população, assim estaremos dando visibilidade as coisas boas e positivas que Paço do Lumiar tem. Vai demorar um pouco porque tem procedimentos, tem que ter capacitação, organizar o viveiro de mudas, mas eu tenho certeza que em breve teremos uma Farmácia Viva em nosso Município" disse o prefeito Domingos Dutra.
A inclusão da fitoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do incentivo ao uso de plantas medicinais encontradas no Município de Paço do Lumiar deu um grande passo para se transformar em um projeto comum envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e Agricultura.
O projeto visa a produção e distribuição de plantas medicinais e fitoterápicos (plantas para uso terapêutico) para a comunidade do município. As plantas serão cultivadas nas escolas da rede Municipal, em áreas que estão ociosas dentro dos espaços educacionais e a primeira UEB a receber o projeto piloto será a Henrique de La Roque.

Agricultores e servidores municipais da Secretaria de Saúde serão capacitação para o cultivo desse plantio de onde serão retirados mais de 80 medicamentos baseados em padrões técnico e científico de qualidade. Segundo a pioneira em medicina fitoterápico no Maranhão professora Teresinha Rêgo, Paço do Lumiar vai avançar na melhoria da saúde.

"Esse é um projeto de uma importância muito grande, porque ele vai conseguir chegar a uma melhoria na qualidade de saúde da população de Paço do Lumiar, esse projeto vem sendo um grande sucesso, já ganhamos prêmios internacionais por isso. Paço do Lumiar está de parabéns pela iniciativa, será um trabalho belíssimo" disse Terezinha Rêgo

Os passos para implantação do projeto foram explicados pelos representantes do Governo do Estado, a vereadores, secretários e a representantes da sociedade civil, que estiveram na solenidade de lançamento do Farmácia Viva.

0 comentários:

Postar um comentário

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB