sexta-feira, 17 de junho de 2016

Seminário discutirá realidade econômica da cidade com a participação da população
Enfoque será o setor da Indústria e Comércio.

POR FERNANDO ATALLAIA 
DIRETO DA REDAÇÃO

Acontece amanhã em São José de Ribamar mais uma edição do seminário Planeja. Desta vez com enfoque no crescimento econômico da cidade a partir do setor da Indústria e Comércio.

Objetivando a elaboração de um organograma de propostas que visa a reconstrução do município para os próximos quatro anos, o Planeja é uma iniciativa do ex-prefeito ribamarense e pré-candidato do PSDB, Luis Fernando Silva. 



População de São José de Ribamar se reunirá neste sábado no Planeja 'Indústria e Comércio'
Os ribamarenses, que vem comparecendo em massa às edições do evento, agora terão a oportunidade de discutir e debater, sugerindo ideias e propostas, a economia local que nos últimos  quatro anos registrou perdas consideráveis em território ribamarense.

Falta de oportunidades de trabalho, desemprego e subemprego ululantes, a grande maioria da população do município atua ou trabalha na capital do estado ou em cidades vizinhas, para se ter ideia. O empresariado ribamarense também reclama da falta de politicas públicas que otimizem o setor em Ribamar.

É dentro dessa conjuntura de ausências, abandonos e total desprezo pela Indústria e Comércio da cidade que o Planeja pretende por mais uma vez ouvir dos próprios ribamarenses o que os munícipes gostariam de ver implementados como projetos a partir de janeiro de 2017, quando assume o prefeito eleito em outubro, próximo.


SERVIÇO


O que: Planeja ‘Indústria e Comércio’


Quando: amanhã sábado (dia18)


Onde: chácara Nossa Senhora da Conceição ao lado do Viva Piçarreira


Inicio: às 16h


 

 

Agentes penitenciários e policiais militares entram em confronto no Maranhão

Durante a confusão, cinco agentes penitenciários ficaram feridos.
Informação é da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Após decisão de paralisar atividades por 48h, agentes penitenciários e policiais militares entraram em confronto, no Centro de Detenção Provisória (CDP), em São Luís na manhã desta sexta-feira (17). Durante a confusão, cinco agentes penitenciários ficaram feridos. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).


Resultado de imagem para murilo andrade  seap
Secretaria de Murilo Andrade confirmou cinco agentes penitenciários feridos em confronto
Segundo informações preliminares, o confronto começou após agentes penitenciários tentarem impedir a ação da PM, de transportar alguns presos para uma audiência que estava marcada para esta manhã.
Pré-candidato pelo PEN, grande parte dos integrantes do grupo de Júlio Matos votarão em Jota Pinto nessas eleições.

Por Fernando Atallaia

Editor-Chefe da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

Com decência, coerência e modernidade o ex-deputado, presidente estadual do Partido Ecológico Nacional-PEN e pré-candidato a prefeito da cidade balneária Jota Pinto virou a ‘salvação’ do grupo politico do também pré-candidato Júlio Matos, o Dr. Julinho, em São José de Ribamar.


Aspirando renovação e a manutenção interna da sua forma de atuar, os quadros políticos de Júlio há muito reclamavam da maneira arcaica de seu líder conduzir os rumos do grupo em Ribamar. Posicionamento e postura fincada no século passado com visíveis sinais de oligarquismo, desorganização e radicalismo, os eleitores de Matos sempre puseram em xeque as sucessivas derrotas do médico na cidade e buscavam respostas.


Resultado de imagem para jota pinto deputado
Jota Pinto representa o 'novo' dentro da seara julinista; muitos eleitores de Matos migrarão para as hostes do pré-candidato
Uma das causas dos vieses eleitorais de Júlio Matos, o centralismo familiar sempre foi razão para questionamentos, aliado a ausência de uma assessoria politica, comunicacional e técnica sentida por correligionários, adeptos e simpatizantes do grupo.

Pois bem. Essas arestas acabam de ser aparadas pela pré-candidatura de Jota Pinto concebida no seio do grupo de Matos. Apoiado no passado pelo médico, Jota representa ‘o novo’ nas fileiras julinistas para outubro próximo e vem conquistando a simpatia daqueles que já declararam publicamente que o médico já deveria há muito ter recorrido à aposentadoria politica para atuar apenas nos bastidores das eleições na cidade. Matos, no entanto, apesar dos desgastes, insiste em continuar.


Resultado de imagem para julio matos sao jose de ribamar
O médico Júlio não conseguiu reciclar-se diante da 'nova São José de Ribamar': perda de eleitorado será inevitável
Jota Pinto vem se destacando  também diante de  seus colegas oposicionistas. Com um projeto politico voltado para a discussão dos problemas sociais ribamarenses, o ecologista já bateu, atualmente, o policial civil Arnaldo Colaço e os demais partidos de oposição em expressão e representatividade junto à população que vê nele um novo perfil de politico antenado com as demandas locais e com uma governabilidade moderna, contemporânea e em  visível coadunação com a realidade do município.   

As Siglas de politicalha- A quatro meses das eleições, os únicos partidos que hoje contribuem para o debate social e politico em São José de Ribamar são exponenciais de uma tendência que foi inaugurada com êxito pelo PSDB que tem como pré-candidato o ex-prefeito ribamarense Luis Fernando Silva. Primeiro em todas as pesquisas de opinião já realizadas em São José de Ribamar até aqui.



Na continuidade do processo de conscientização por uma cidade apta a enfrentar os atuais desafios do desenvolvimento e da boa aplicabilidade das politicas públicas na Balneária, o PEN de Pinto se destaca, à exceção dos partidos recentemente classificados pelos ribamarenses como ‘’As Siglas de politicalha’’, a exemplo do PPS, PMDB, PPL, PDT e o partido de Waldir Maranhão, hoje comandado pelo atual prefeito Gil Cutrim no município.  Tais partidos se caracterizam por fugir ao debate da problemática social do município, aparecendo tão somente as vésperas da votação propriamente dita, quando buscam através de estratégias de politicalha alienar o eleitor visando abocanhar certo filão eleitoreiro.



Janot recebe denúncia de fantasmas e tráfico de influência no governo, TJ, Tribunal de Contas do Estado e AL-MA

Representações foram protocoladas na PGR na quarta-feira 15. CNJ também foi alertado sobre suposto esquema entre os Poderes.

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, deve abrir uma linha de investigação para apurar a denúncia da existência de centenas de funcionários fantasmas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Assembleia Legislativa do Maranhão, e de suposto nepotismo cruzado e tráfico de influência que estariam sendo operados entre Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário maranhense.
Resultado de imagem para edmar cutrim e waldir maranhao
O esquema de fantasmas veio à tona no Tribunal de Contas após revelação de 'parceria' que beneficiava filho de Waldir Maranhão em gabinete do conselheiro Edmar(à direita)
As representações foram feitas por meio de abaixo-assinados na sede da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, na quarta-feita 15, por diversos membros de entidades da sociedade civil organizada.

De acordo com os documentos, obtidos com exclusividade pelo blog Atual7, as ações foram motivadas em razão da ação do presidente do TJ-MA, desembargador Cleones Cunha, cassar a liminar do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que determinava ao TCE-MA o recadastramento de todos os seus servidores. A medida derrubada pelo magistrado tinha como finalidade averiguar a existência de outros fantasmas no TCE-MA.

Cunha, alertam os membros das entidades, teria se envolvido logo mais numa grave denúncia de que estaria concedendo decisões favoráveis ao Estado e em troca de apoio político ao seu irmão, o prefeito do município de Tuntum, Cleomar Tema. O caso, conforme noticiou o Blog há duas semanas, foi denunciado também no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Resultado de imagem para juiz douglas martins
O juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, pode está sendo boicotado em suas decisões
“Nós, abaixo-assinados, requeremos a Vossa Excelência a instauração de procedimento investigatório, no âmbito dessa Procuradoria, a fim de apurar as denúncias recém-divulgadas na imprensa sobre a existência de nepotismo cruzado, nomeação de servidores fantasmas, tráfico de influência, nomeação de servidores em troca de apoio político, todos envolvendo as estruturas dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo (Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas) do Estado do Maranhão”, diz trecho dos documentos.

Fantasmas da AL-MA e Uema

Os membros das entidades pedem a entrada de Janot no caso por temerem que a suposta relação criminosa entre os Poderes acabe derrubando também, por meio do presidente do TJ-MA ou outro membro do Judiciário maranhense, outras duas ações que tramitam na Vara de Direitos Difusos e Coletivos de São Luís, ambas sobre a existência de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa e Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Desembargadores do TJ-MA, inclusive, têm filhos e até um sobrinho abrigados no quadro de pessoal da AL-MA. Todos são suspeitos de serem fantasmas, o que aumenta as suspeitas. O caso da Uema envolve diretamente o deputado Waldir Maranhão, que embolsou salários como professor fantasma da universidade até janeiro deste ano.
Resultado de imagem para humberto coutinho manda tomar no C
Humberto Coutinho(foto) implantou sistema fantasmagórico na Assembleia Legislativa do Maranhão; até bem pouco tempo quem  ousava falar sobre o desvio de conduta era mandado tomar no...
“Por fim, como as denúncias acima mencionadas envolvem autoridade com foro e prerrogativa de função, (...) e como dificilmente, no âmbito estadual, seria dada importância à denúncia por envolver todas as estruturas de Poder, provocamos a Procuradoria com a finalidade de que sejam investigados os fatos e denunciados os casos relatados”, pedem as representações.

Como se trata agora de denúncias no âmbito criminal, o chefe da PRG pode tomar várias decisões, que vão desde o afastamento à pedidos de prisão dos acusados e suspeitos – Flávio Dino, Cleones Cunha, Humberto Coutinho, Jorge Pavão e outros desembargadores e conselheiros –, que seriam feitos todos pela Polícia Federal.
Resultado de imagem para tribunal de justiça do maranhao
LUZES DA FANTASMAGÓRICA? Após denúncia feita a PGR, o TJ pode ser janoteado a qualquer momento
Assinam as representações membros do Sindsalem (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão), Apruma (Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão), Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e Fenaleg (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Poderes Legislativos Estaduais, do Distrito Federal e da União).

AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG ATUAL7

EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

IPVA 2017

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB