quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Escola pública em São Luís é saqueada e aulas são suspensas

Bandidos levaram merenda escolar, materiais de cozinha e a bomba d’água.
Semed está realizando o levantamento dos danos sofridos.

O clima de insegurança levou a direção da unidade de ensino básico Pedro Marcosine Bertol, do bairro Camboa, em São Luís (MA), a suspender as aulas nesta quinta-feira (14) por conta do recente episódio de violência no local. O prédio foi alvo de assalto na madrugada de quarta (13), quando bandidos saquearam a merenda escolar, materiais de cozinha e a bomba d’água.

Professores e alunos foram dispensados por causa da insegurança no local (Foto: Danilo Quixaba/Mirante AM)
O clima de insegurança levou a direção da unidade de ensino básico Pedro Marcosine Bertol, do bairro Camboa, em São Luís (MA), a suspender as aulas nesta quinta-feira (14) por conta do recente episódio de violência no local
G1 esteve no local e encontrou os portões fechados. Os funcionários administrativos que estavam dentro da escola não quiseram falar sobre o assunto por medo, mas confirmaram que todos os professores e alunos foram dispensados. O prédio onde funciona o colégio municipal estava desativado, exatamente, por causa do clima de insegurança na região.
A escola Pedro Marcosine Bertol funcionava no bairro Jaracaty, mas acabou sendo interditada em abril do ano passado devido a problemas estruturais como rachaduras nas paredes e fissuras no teto.

Por causa do risco de desabamento, os estudantes foram transferidos para o prédio na Camboa.

Na época, os pais de alunos não aceitaram a mudança, mas acabaram cedendo para não atrasar o ano letivo dos filhos. A mudança para a Camboa seria temporária, no entanto, até agora não foram iniciadas qualquer obra de recuperação no prédio do Jaracaty.

O secretário de educação de São Luís, Geraldo Castro, justificou a demora na reforma do prédio do Jaracaty. “Aquele prédio (Jaracaty) possui problemas estruturais. Estamos com os laudos sendo feitos, assim como a avaliação do terreno. Mas não posso precisar quando as obras vão ter inicio, porque ainda estão sendo concluídos os levantamentos”, afirmou.


Ladrões levaram merenda escolar e até bomba d'água da unidade de ensino (Foto: Divulgação / funcionários)
Por causa do risco de desabamento, os estudantes foram transferidos para o prédio na Camboa
Ainda de acordo com o secretário, o maior problema tem sido os ataques que a escolas estão sofrendo. “Estamos repondo o material a policia está à procura dos que cometeram o ilícito. Estamos com os laudos (do prédio do Jaracaty) sendo feitos por causa da avaliação do terreno”, finalizou.
A secretaria de educação espera que o contrato com a empresa que presta serviço de vigilância a Prefeitura de São Luís seja regularizado até o começo do mês.

As escolas da área de Educação Infantil iniciarão o ano letivo de 2016 no dia 22 de fevereiro, bem como as escolas de Ensino Fundamental sem dias letivos a repor. Para as demais, as aulas iniciarão nos dias 22 de março. O replanejamento do calendário foi possível a partir de uma série de adequações realizadas no decorrer dos anos de 2014 e 2015.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

0 comentários:

Postar um comentário

IPVA 2017

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB