sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Coluna do Fernando Atallaia

Politica, Cultura e Realidade na Grande São Luis


Por Fernando Atallaia

Editor-Chefe da Agência Baluarte

atallaia.baluarte@hotmail.com


Em Ribamar, cresce revolta e cobrança por efetivação dos concursados de 2011

Os ribamarenses aprovados no Concurso de 2011 na cidade balneária enfrentam, atualmente, uma grande adversidade: estão sendo humilhados, espinafrados e vitimados pela zombaria do governo Cutrim que insiste em não nomeá-los.


Concursados de 2011 em manifestação pelas ruas de Ribamar esta semana. O lema deles é: 'Gastei, estudei, passei. Quero minha nomeação!'
Esta semana, o escândalo veio por mais uma vez à tona. Ocupando a Sede de Ribamar, os concursados foram às ruas denunciar o prefeito Gil Cutrim e seu vice Eudes Sampaio pelo tratamento recebido no município. Faixas em punho, discurso em riste, os manifestantes lutam pelas desigualdades sociais implantadas pelo Executivo Municipal na cidade.
Gil Cutrim e seu vice Eudes Sampaio: mandando às patavinas concursados, funcionários públicos e prestadores de serviço em São José de Ribamar 
O prefeito Cutrim, que vem sendo considerado um dos piores gestores de toda  história de São José de Ribamar, além de péssimo no relacionamento com o funcionalismo público, não esconde a ninguém a repulsa que alimenta por concursados, funcionários públicos e até prestadores de serviço que atuam na cidade e,  afirma através de ações, combater veementemente os direitos que as categorias trabalhistas reivindicam de forma legitima em solo ribamarense. E o Ministério Público? Assim como no filme de Stanley Kubrick, de olhos bem fechados. E, como sempre, calado nada faz.   

Em Paço, moradores das Mercês reclamam da falta de água

Os moradores do bairro mercês em Paço do Lumiar reclamam da falta de água que vem atormentando os luminenses que ali residem.


LATA NA CABEÇA População de Paço do Lumiar reclama da falta de interesse do prefeito Josemar Sobreiro com a questão da água no município; moradores das Mercês já não sabem o que fazer 

O serviço responsável pelo bom funcionamento no setor, conforme fontes do município, vem deixando a desejar no tocante ao fornecimento do bem essencial e ainda de serviços como saneamento e manutenção das redes.

A falta de água é geral naquele bairro e, segundo apurou a Coluna, em dezenas de outros de Paço. ‘’Sem água não se cozinha, não se lava, não se toma banho, não se bebe, não se vive, mas cuidado Josemar sem voto prefeito também não se elege’’, exorta uma moradora da localidade.

Na cidade balneária, se acirram as discussões em torno do sucessor de Cutrim em 2016. Grupos estão sendo formados

À moda de assunto, os principais temas debatidos nos bairros de Ribamar, a exemplo de falta de Infraestrutura, Saúde precária, aumento da violência e criminalidade, péssimas condições da Educação e outrens, hoje dividem a atenção do ribamarense em igual proporção com o nome a ser indicado para sucessão de Cutrim tanto pelo Governo Municipal como pelos grupos de Oposição.


O ex-secretário de Saúde de Ribamar, Rodrigo Valente é um dos nomes que vem sendo ventilados na cidade para sucessão de Cutrim 

Arnaldo Colaço? Júlio Filho? Marco Aurélio do PPS? J. Pinto? Eudes Sampaio? Rodrigo Valente? Beto das Vilas? Os ribamarenses mostram interesse pelo debate deixando visível que participarão efetivamente da seleção daquele que será o próximo prefeito de Ribamar sob as prerrogativas da mudança. Gil Cutrim que se cuide: recentemente foram criados novos grupos de oposição na cidade, a exemplo da Frente de Libertação de São José de Ribamar que já segue integrada por nove ex-candidatos a Vereador.


Em Raposa, Clodomir Oliveira segue sendo alvo de descontentamento da população local

Fazendo uma das piores administrações que a cidade de Raposa já teve nos últimos 20 anos, o prefeito Clodomir Oliveira não consegue reagir ao descontentamento da população. Com fama de truculento, Oliveira ‘bate de frente’ com as criticas dos raposenses à sua atuação e vai de encontro ao bom funcionamento da máquina pública no município.

RUIM DE NEGÓCIO COM A POPULAÇÃO Clodomir Oliveira é apontado pelos munícipes como um dos piores prefeitos que Raposa já teve  

Na Grande São Luís, violência, criminalidade e assassinatos impõem regras

As mortes de mais dois policiais ocorridas na Grande São Luís esta semana mostraram a total vulnerabilidade do Sistema de Segurança do Estado que denuncia a fragilidade das forças policiais. Tentando reagir a esta máxima, o atual governo a menos de 20 dias de ser despachado, deixará um espólio negativo ao futuro dos maranhenses e ao governo que assumirá as responsabilidades em janeiro.


Dos 130 integrantes de uma facção criminosa detidos esta semana, mais de 58 eram adolescentes

Flávio Dino e auxiliares ainda não mostraram concretamente conceito viáveis e/ou soluções para a Segurança dos maranhenses para os próximos quatro anos.

As declarações do governador eleito são generalizadas e contemplam a Segurança na esfera da Secretaria de Jeferson Portela. Nenhum de seus assessores disse a Dino até aqui que secretarias como Esporte, Juventude, Cultura, Trabalho e Renda e, claro, Segurança Pública deverão trabalhar conjuntamente na prevenção, enfrentamento da violência e fortalecimento das oportunidades de trabalho e renda para os jovens que a cada dia ingressam com muito mais frequência e facilidade no mundo do crime. Este Colunista, vendo a deficiência dos técnicos escolhidos por Dino aconselha agora o governador.


O governador eleito Flávio Dino: se as Secretarias de seu governo não trabalharem conjuntamente, ba bau para segurança dos maranhenses

Se as secretarias citadas não mantiverem uma postura de força-tarefa na defesa da integridade física, psicológica e humana dos maranhenses, certamente estarão servindo somente como cabides de emprego para aliados políticos e correligionários. O mesmo que fez Roseana Sarney e o mesmo que poderá fazer Flávio Dino se continuar a pensar a Segurança Pública à maneira generalista dentro dos meandros da Pasta que encerra, em tese, as preocupações no Setor. Enquanto isso, a falta de segurança e o aumento da violência na Ilha impõem suas regras: portas fechadas, medo de sair às ruas, medo de ir ao trabalho, medo de ir à padaria, muito medo por parte dos maranhenses.

Em São José de Ribamar, mesmo engessada e subserviente ao prefeito, Câmara Municipal faz o de sempre: ameaça indicar o Vice na chapa a ser lançada pelos Cutrim. Só de brincadeirinha!

A cada eleição, a Câmara de Vereadores de Ribamar tenta mostrar-se séria e participando do debate eleitoral e a fórmula como todos sabem é criar boatos acerca de uma possível indicação de Vice para a chapa do Governo que, por sua vez, sorrir da possibilidade às gargalhadas.


LADAINHA DE SEMPRE A Câmara já começa a boatar que indicará o Vice na chapa do Governo Municipal em 2016

Foi assim em 2012,  quando o atual presidente da Casa, Beto das Vilas, ventilou a hipótese de ser o vice dos Cutrim. Barrado até em pensamento, o atual vice-prefeito Eudes Sampaio emplacou o nome por força de Luís Fernando Silva que à época ainda dava as cartas no terreno político da cidade.

Atualmente, diante da crescente discussão no município sobre a sucessão, a Câmara já começa a agir apontando, digamos, seus quadros. No rol das indicações do Legislativo, nomes como Teté Vieira, Nonato Lima, o próprio Beto das Vilas, Negão e Antônio Augusto. Mas não se preocupem, não é nada sério. É só de brincadeirinha!

Em São Luís, Edivaldo Holanda Júnior preferiu se prevenir

Que a prefeitura de São Luís estar trabalhando em prol da reeleição de Holanda Júnior em 2016, disso ninguém duvida. Mas que a população pagará o pato pela investida e já vem pagando isso ninguém noticia.


O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior: usando e abusando da Prefeitura para calar a concorrência e ainda fortalecer a base 

O prefeito entrou no jogo sem pestanejar em duas plataformas. De um lado, vem nomeando presidentes de partidos a Secretários do Governo visando contemplar aqueles que lhe apoiarão nas próximas eleições. Do outro, deliberando nessa direção, tenta tirar de campo possíveis concorrentes.

FAMIGERADA A deputada federal eleita Elisiane Gama já afirmou que não desistirá da Prefeitura de São Luís. Com ou sem o apoio de Flávio Dino 

A estratégia de Edivaldo é à cara dura: recentemente nomeou Severino Sales, conhecido comprador de votos da Ilha que assumiu uma Pasta para qual não tem a menor competência. Na Fundação de Cultura do Município-FUNC, um aliado do PT, Botão, que Edivaldo à época mandou burburinhizar pelo quatros cantos do Estado, não pela melhoria no Setor, mas pela aliança com o Partido de Lula em São Luís. 

Edivaldo está receoso da derrota. Nomes como Ricardo Murad, Luís Fernando Silva, a famigerada Elisiane Gama, Antônio Pedrosa, Fábio Câmara e Lobão Filho pretendem mostrar a ele que a vida não é tão fácil assim. Por hoje é só. Tenham um bom fim de semana e que Deus nos abençoe a todos!

TRE reprova as contas de Luana, Chico Coelho, Yglésio e Genésio


O Tribunal Regional Eleitoral reprovou nesta quinta-feira (11) as contas dos suplentes Luana Alves (Deputada Federal), Chico Coelho (Deputado Federal), Luciano Genésio (Deputado Estadual) e Yglésio Moisés (Deputado Estadual).
A reprovação das contas dos quatro não significa impedimento para receber no próximo dia 19 a diplomação.
A Corte entendeu que houve despesa fora do que transitou na prestação das contas. No caso específico de Luana Alves, ela será diplomada na sexta-feira da próxima semana e vai assumir o mandato de Deputada federal na vaga de José Reinaldo Tavares, que será secretário de Minas e Energia do Governo de Flávio Dino, a partir de janeiro de 2015.
Luana Alves com políticos que a apoiam: contas reprovadas
Ontem, foram aprovadas pelo TRE-MA as prestações de contas do governador eleito, Flávio Dino, e de seu vice, Carlos Brandão, do senador Roberto Rocha e seus suplentes, Pinto da Itamaraty e Paulo Matos.
No total, 80 candidatos que concorreram nas eleições 2014 serão diplomados no dia 19 de dezembro, às 16h, durante sessão solene do TRE-MA que será realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
São eles: 1 governador, 1 vice, 1 senador (primeiro e segundo suplente), 18 deputados federais e 42 deputados estaduais, além do primeiro suplente de cada partido e/ou coligação.

Mais de 50 adolescentes são apreendidos em festa de facção


Na noite desta quinta-feira (11), a Polícia Militar prendeu e apreendeu mais de 100 pessoas, que seriam integrantes de uma facção criminosa conhecida como Bonde dos 40, que atua na região metropolitana de São Luís.


Elas foram capturadas em uma festa, realizada em uma casa na Avenida Santos Dumont, São Cristovão. O que chama a atenção, é o números de adolescentes que estavam no local. Dos 130  suspeitos, 59 eram menores, entre meninas e meninos.

Dezenas de adolescentes estavam presentes à festa da facção 

Os outros 71 são maiores e foram encaminhados para o Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Já os menores foram liberados com a presença dos pais.


Operação

A ação da PM foi deflagrada a partir de uma denúncia anônima. Policiais do Grupamento Tático Móvel (GTM), do 1° Batalhão da Polícia Militar, foram conferir a informação e capturaram centenas de pessoas.

Operação

A ação da PM foi deflagrada a partir de uma denúncia anônima. Policiais do Grupamento Tático Móvel (GTM), do 1° Batalhão da Polícia Militar, foram conferir a informação e capturaram centenas de pessoas.


Drogas

Com os detidos foram encontradas muitas drogas, em sua maioria cocaína, cerca de 2kg. Dois sacos cheios da droga, além de armas.

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB