sexta-feira, 3 de agosto de 2012







Leia na íntegra o poema em prosa Crônica para dias encerrados, noites e prelúdios da obra inédita Poesia sem Azia ou o Poeta-Cão no reino da Monotonia de autoria do escritor e jornalista ribamarense Fernando Atallaia




Crônica para dias encerrados, noites e prelúdios




O poeta enfrenta os mares revoltos e as revoltosas
E ainda há os pingos invejosos de plantão
O poeta é o cão na noite escura vigiada a rondar os caninos da ausência
Há aqueles que morrem de dormência ao vê-lo passar
Outros mais reticentes o buscam nas mendicâncias da incompetência
Um poeta não é para todos! 
Alguns somente apreendem sua existência e buscam o habitar do seu lugar
Em vão. Inutilmente!






Poesia é mais destino que palavra 
É mais lavra de pensar que pergaminhos
E ainda há muitos caminhos
Mas somente à poesia cabe namorar as trilhas inatingíveis
O inefável!
O inefável está guardado nos pratos sujos limpos das auroras
Nas feiras de hoje de ontem de outrora
Há poesia em todo signo recolhido 





Poeta e dor enamorados em silêncio assim sem as convenções infelizes dos ruídos
Beijam a quimera dos atalhos as esperas dos aflitos  
Barulho!
 Um barulho entremeado em dias pardos poderá servir de matéria prima aos laboratórios dos instintos
Mas poesia mesmo é um sondar da inteligência na ardência íntima dos vocábulos
Uma semântica arraigada pela consciência de um mundo além-mundos






Assim um poeta segue como um leopardo perseguindo os olhos de uma águia
Olhar do alto embrenhar-se baixo povoar na claridade as cavernas do indizível é só mais um exercício para vidas ainda não  paridas
Todo despertar trás em si substância e lamento
Assim como um passo nessa estrada abre novas setas nas frestas do pensamento.










Região das Vilas receberá novas ações na saúde, educação e infraestrutura


Propostas do prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim, foram aprovadas pelos moradores durante comício realizado no bairro Vila J.Lima.


Da Ascom de Campanha


As Vilas de São José de Ribamar, região que reúne vários bairros e que, hoje, figura como a mais populosa do município, receberá, nestes próximos quatro anos, novos investimentos em diversas áreas da administração pública, como saúde, educação e infraestrutura.
A afirmação foi feita pelo prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB), durante um grande comício realizado na Vila J.Lima na noite da última quinta-feira (02). O evento político da coligação majoritária Força Popular Ribamarense, encabeçada por Cutrim e Eudes Sampaio (PT do B) -- este último candidato ao cargo de vice-prefeito -- reuniu centenas de pessoas que, ao ouvirem as propostas de governo, fizeram questão de dizer SIM para Gil 15.

Gil Cutrim: promessas e propostas para Região das Vilas
De acordo com o prefeito e candidato a reeleição, as Vilas, hoje, possuem infraestrutura, saúde e educação de qualidade. No entanto, devido a inoperância administrativa instalada em São José de Ribamar até 2004, muito ainda preciso ser feito. “Em quase oito anos, o ex-prefeito Luis Fernando e eu executamos várias obras nesta região que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Hoje, todo o trajeto do transporte coletivo que serve os bairros das Vilas está pavimentado. Construímos escolas e unidades de saúde de qualidade. Porém, é necessário fazer mais. E iremos fazer implantando, por exemplo, um curso pré-vestibular gratuito e um curso gratuito preparatório para o ENEM. Construiremos nesta região um Centro de Especialidades e Diagnósticos, um Centro de Especialidades Odontológicas e mais um Escola Municipal em tempo integral [Liceu Ribamarense III]. Além disso, continuaremos a melhorar a malha viária através da execução de novas obras de asfaltamento”, explicou Gil Cutrim ao relatar ao público algumas de suas propostas de governo para o mandato 2013/16.


Além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas administrações Gil Cutrim e do ex-prefeito Luis Fernando Silva, os moradores aprovaram as propostas do prefeito e candidato a reeleição.




“O povo das Vilas vota em Gil porque ele não faz promessas. Ele assume compromissos e os cumpre”, disse a dona-de-casa Valdélia Peixoto.


O universitário Mário Frazão fez questão de ressaltar que, até 2004, os bairros das Vilas não sabiam, sequer, o nome do prefeito do município. “As políticas públicas começaram a chegar aqui com o ex-prefeito Luis Fernando. E o Gil Cutrim, que já provou sua competência administrativa, está dando continuidade a este trabalho e, por isso, merece a confiança dos moradores”.







Ricardo Cabeça Branca lança propostas para São José de Ribamar



Candidatou elaborou carta-proposta contendo dez itens que ressaltam a importância de um trabalho social sério e consistente para a cidade



Paor Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte




O candidato a vereador Ricardo Cabeça Branca (PC do B) elaborou carta-proposta contendo dez itens que fundamentam sua campanha rumo à  Câmara Municipal. A carta que está sendo entregue às famílias ribamarenses vem atraindo atenção da população do município.''Achei muito importante a ideia dele de mostrar o que pretende fazer na Câmara, adorei de verdade e concordo com todos os trechos da carta'', afirmou a comerciante Sandra, do bairro Panaquatira.   



O candidato Ricardo Cabeça Branca: campanha fundamentada no Social



Com texto de apresentação contundente, a carta-proposta contempla todas as áreas de atuação de governo a partir de uma abordagem do Social. Ricardo falou à ANB Online sobre a iniciativa. '' Eu acho que quando você se lança candidato a um cargo público, você tem a obrigação de esclarecer e mostrar ao povo o que pretende fazer. É isso. A minha intenção foi de dá satisfação do que estamos nos propondo, a esse procedimento dá-se o nome de responsabilidade com o eleitor que é também o habitante da nossa cidade'', disse.



O blog teve acesso com exclusividade ao texto original da carta e aqui reproduz na íntegra os intens relacionados pelo candidato.






10 propostas de Ricardo Cabeça Branca para São José de Ribamar







1.     Criação do Centro Municipal de Prevenção, Combate e Recuperação de dependentes químicos de São José de Ribamar.

2.     Valorização da mão de obra local (fortalecimento do setor comercial com a chegada de Indústrias, onde o ribamarense possa obter trabalho sem que tenha de trabalhar em outra cidade que não seja a sua).

3.     Prestação de serviços dinamizada (oferta de serviços públicos para o ribamarense em sua comunidade de origem, descentralizando da Sede do município para os bairros e localidades longínquos e para Região das Vilas como um todo.


4.     Valorização da Cultura Ribamarense (com apresentações semanais de artistas locais, oficinas e cursos gratuitos, mostras e feiras de artesanato em exposição constante e contínua pelos bairros e comunidades ribamarenses) objetivando sempre a Geração de Emprego e Renda e a estabilidade financeira dos nossos ribamarenses.


5.     Fortalecimento de ações na área do Emprego e Renda com apoio à criação de cooperativas e microempresas que possam trabalhar as matérias primas regionais e locais utilizando-se da mão de obra ribamarense.


6.     Valorização e proteção do público da Terceira Idade com medidas concretas voltadas para o Lazer, Saúde, Recreação e demais atividades sociais.


7.     Fortalecimento da Juventude Ribamarense através de projetos que contemplem suas aspirações profissionais, psicossociais e educacionais.

8.   Elaboração de projetos para as áreas da Agricultura, Cultura e Arte-Educação a serem implementados nos bairros e localidades ribamarenses visando à inserção das classes e comunidades menos favorecidas da nossa cidade.



9.      Concepção de projeto para construção do Jardim Zoológico Municipal como forma de acessibilizar ao público Infanto-Juvenil, Adulto, Universitários, Docentes e Terceira Idade o contato com animais e espécies diversificadas para fins de entretenimento e pesquisa escolar-educacional nas áreas das Ciências Naturais, Biológicas e Antropologia.

10.    Total apoio à Pesca e ao Turismo Local com elaboração de projetos voltados para o pescador e para o pequeno agricultor em suas comunidades de origem, assim bem como a valorização da Agricultura Familiar e fomentação do intercâmbio comercial com medidas de otimização da economia.







Veja e acompanhe a agenda dos candidatos a prefeito de São José de Ribamar para esta sexta-feira(3).








 Gil Cutrim







Manhã: reunião com coordenação de campanha.

Tarde: a partir das 15h, caminhada no bairro J. Câmara II.

 Noite: a partir das 19h, comício no bairro Olho D´Água. 



Júlio Filho
Manhã: caminhada no Bairro São Judas Tadeu.
Tarde: reunião com coordenação de campanha.
Noite: sem programação



Arnaldo Colaço

Manhã: sem programação.
Tarde: reunião com lideranças locais na Vila Flamengo.
Noite: reunião com candidatos a vereador da coligação no bairro Sede (centro da cidade).





Júlio Filho visita bairros ribamarenses e ouve reivindicações



O candidato visitou bairros como Bom Jardim, Boa Viagem, Matinha e Sede; população expôs reivindicações e desejo de mudança.



Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte






O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Júlio Filho (PC do B) visitou nas últimas semanas diversos bairros da cidade como Bom Jardim, Boa Viagem, Sede e Matinha dando prosseguimento à agenda de reuniões estabelecida pela coordenação da campanha ao Executivo Municipal.



Júlio Filho: visitas e atenção às reivindicações da população ribamarense



Filho expôs, durante as reuniões, o plano de governo da sua candidatura e ouviu os moradores das comunidades em suas reivindicações. ’’ A cada dia que passa a gente vê claramente o desejo do povo de Ribamar para mudança e busca de soluções, nossa candidatura reflete esse desejo da nossa população’’, afirmou o candidato.



Na companhia dos candidatos a vereador do seu grupo político, Júlio Filho apresentou propostas e firmou compromissos sociais com as comunidades visitadas, recebendo a aprovação dos ribamarenses presentes aos encontros. ‘’ A gente espera que ele faça um bom governo porque a gente não aguenta mais sofrer com a falta de atenção e assistência dessa prefeitura, espero que ele seja eleito para mudar a história da nossa cidade para melhor’’, disse a dona de casa Matilde Rodrigues do bairro Bom Jardim.  

Nº de visitas

Confira a Hora Certa!

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores