quinta-feira, 2 de agosto de 2012




Núbia denuncia cobrança irregular de taxa de iluminação pública no Paço



Da Assessoria da Campanha




A candidata a prefeita de Paço do Lumiar, Núbia Dutra, retomou no início da semana as caminhadas pelos bairros e comunidades do município. Foi a segunda etapa de visitas da candidata, divulgando sua proposta de governo para a população luminense. Na comunidade de Carlos Augusto, ocupação iniciada em meados dos anos 90, Núbia constatou a cobrança ilegal da taxa de iluminação pública da população e uma grande quantidade de lixo acumulado nas ruas, totalmente sem condições de trafegabilidade.



“Aqui se constata flagrantemente o desrespeito com os cidadãos. Embora os moradores não contem com iluminação pública, todo mês são obrigados a efetuar o pagamento das taxas”, comentou Núbia.


Núbia entre Gardência, Dutra, João Castelo e Gardeninha: denúncia e campanha a todo vapor em Paço



Segundo a advogada e candidata a prefeita, dentro dos próximos dias ela deve ingressar com ação para obrigar a empresa responsável pela iluminação no município a colocar iluminação nos postes. Núbia ressaltou o risco que a população se submete diariamente com a escuridão no local, impedindo até mesmo que as pessoas estudem no horário da noite.






A candidata da coligação “O Paço à frente para todos” esta semana visitou as comunidades de Bom Negócio, Presidente Vargas e Santa Clara, Lima Verde, além da Carlos Augusto, na região do Maiobão.




Núbia é a única candidata que até agora têm visitado as comunidades para conversar com a população sobre suas propostas de governo. Desde que início a campanha pelo conjunto Maiobão, na primeira semana de julho, Núbia já percorreu dezenas de localidades para verificar as principais reivindicações da população. “Essa será nossa forma de governar. Estamos dando uma demonstração concreta de como conduziremos nossa gestão, com forte vinco democrático e transparência dos atos administrativos”, explicou a pedetista.




Durante as caminhadas, panfletagens e bandeiraços, a candidata tem distribuído informativos sobre as 12 principais propostas de governo registradas na Justiça Eleitoral. Núbia foi a única a apresentar uma proposta exeqüível para o município de Paço do Lumiar, mergulhado em uma escuridão administrativa, prejudicando grande parte da população.



Até o próximo domingo, 5 de agosto, Núbia Dutra deve percorrer quase 30 localidades, acompanhada pelos candidatos a vereador da coligação. O encerramento da programação será no Timbuba, região portuária e de grande concentração de pescadores, ainda pertencente ao município de Paço do Lumiar.





Imperatriz segue como segundo maior colégio eleitoral do MA





O Estado





IMPERATRIZ - O município de Imperatriz mantém a condição de segundo maior colégio eleitoral do Estado e teve aumento no eleitorado superior a 6% para o pleito de outubro se comparado com as últimas eleições municipais, no ano de 2008. Em geral a média de aumento de um pleito para o outro é de 5%.




Segundo estatísticas disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do total de mais de 159 mil eleitores (159.326 eleitores) aptos a votar em outubro, a faixa etária que mais registrou aumento foi de 18 a 20 anos. Também cresceu o número de eleitores que votarão pela primeira vez.



Imperatriz: votos pra dá e vender





A maior parte do eleitorado de imperatrizense possui entre 25 e 34 anos de idade. Já os novos eleitores, aqueles com apenas 16 anos, somam 1.437.





Outra novidade divulgada esta semana pela Justiça Eleitoral é que houve aumento ainda no número de eleitores acima de 79 anos, que passou de 2.769 nas eleições de 2010 para 4.025 eleitores nas eleições de 2012.




A legislação eleitoral garante que o voto é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos e às pessoas com mais de 70 anos ou tenham entre 16 e 18 anos.





O levantamento recente mostra que mesmo sem a obrigatoriedade muita gente acima de 70 anos demonstra que pretende exercer a cidadania nas urnas.





Em meio aos números crescentes uma boa surpresa:caiu o número de eleitores analfabetos. Agora eles correspondem a pouco mais de 7% do eleitorado enquanto que os eleitores com curso superior completo passaram de 2.440 para 3.665 eleitores.





A previsão de aumento no eleitorado e a necessidade de oferecer maior conforto aos eleitores levaram o Tribunal Regional Eleitoral a determinar a realização de obras de melhorias na estrutura física do Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá localizado no Loteamento JK, Campus da Faculdade de Imperatriz (Facimp).
O prédio ainda vai ganhar um muro em toda a sua extensão, calçamento da área e pintura além de ajustes necessários no local que funcionará como depósito e será usado para recarregar as mídias das urnas eletrônicas.






O chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, José Souza lembrou que em 2008 as urnas e mídias foram guardadas num depósito da Justiça Federal e nas eleições de 2010 voltaram para um ambiente no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá. Com isso, será mesmo no Fórum Eleitoral a solenidade de carga e lacre das urnas.






“Com esse pouquinho de ampliação de espaço a gente vai ter como trabalhar ainda mais contando com a participação da sociedade, da imprensa e dos órgãos fiscalizadores,observadores e convidados da Justiça Eleitoral”, lembrou Souza, que reconhece que a estrutura ainda é pequena levando em conta o tamanho da Comarca, mas tem atendido a sociedade e melhorou muito nos últimos anos.




Mais




Desde o último dia 5 de julho os três cartórios eleitorais da Comarca de Imperatriz estão funcionando em regime de plantão para atender, candidatos, eleitores, partidos e coligações. De segunda à sexta-feira o atendimento é feito das 8h às 16h e aos sábados, domingos e feriados o expediente é das 8h às 18h. Esse plantão vai encerrar apenas após a apuração das eleições de outubro próximo.

Nº de visitas

Confira a hora certa!

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores