sexta-feira, 9 de março de 2012


Peça celebra 125 anos de Villa Lobos contando história de brilhante aluna do maestro



Espetáculo traz para o palco a trajetória de Margarida Schivasappa, artista que difundiu na Amazônia o legado do lendário músico brasileiro.


Nos idos de 1945, pela primeira vez, o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, dirigido, no Rio de Janeiro, por Heitor Villa Lobos recebia uma aluna vinda da misteriosa Amazônia. Uma brilhante musicista com nome de flor. Margarida Schivasappa foi uma das mais destacadas pupilas do criador das Bachianas. A trajetória da artista, sua relação com o maestro e seu decisivo papel na difusão do canto orfeônico na região Norte compõem o enredo do musical ACORDE MARGARIDA, que terá sua primeira temporada em Belém, de 15 a 18 de março.

A peça é mais uma produção do premiado dramaturgo paraense Carlos Correia Santos. Realização da Companhia Teatral Nós Outros, o trabalho tem direção geral de Hudson Andrade, direção musical de Reginaldo Viana, assistência de direção de Luciana Porto e assistência de direção musical de Zé Neto. No elenco, Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Fernanda Barreto, Juliana Porto e Leoci Medeiros. As coreografias são de Waldete Brito. A cenografia e figurino foram concebidos por Néder Charone e a luz é criação de Sônia Lopes.
Maestro Heitor Villa Lobos: brasilidade e música erudita em prol da consciência de um Brasil universal
Elogiada por ícones da cultura nacional, como Bibi Ferreira, Morineau e Paschoal Carlos Magno, Margarida protagonizou um histórico notável junto a Villa Lobos. Recebeu do mestre grau máximo em execução musical, técnica vocal, solfejo, ritmo e assumiu com coragem e ousadia a missão de popularizar em terras amazônicas o ideal educacional defendido ferrenhamente pelo maestro e pelo então Presidente Getúlio Vargas. "A luta que Villa Lobos empreendeu para tornar o canto orfeônico uma ferramenta pedagógica motivou a primeira grande revolução educacional do Brasil.

A técnica se tornou um disciplina curricular e trouxe o estudo musical para dentro da sala de aula de forma pioneira. As apresentações de canto orfeônico eram atos cívicos que reuniam verdadeiramente milhares de alunos em grandes espaços públicos. Villa Lobos regeu eventos desse segmento que se tornaram memoráveis. Margarida trouxe essa técnica para Amazônia e, assim, contribuiu para a formação de gerações e gerações de musicistas", explica Carlos.

A dramaturgia de Correia despertou atenção nacional. A peça está sendo lançada em livro pela Giostri Editora, de São Paulo. Para a construção do texto, o dramaturgo usou como livre fonte de inspiração o acervo do pesquisador nortista Antônio Pantojaque, ao longo de duas décadas, reuniu um precioso manancial de documentos sobre as relações que Schivasappa travou com Villa Lobos, Getúlio Vargas e outras grandes personalidades.



NA INTERNET


Grande homenagem à memória de uma época fundamental para os rumos da cultura brasileira, o projeto do musical ACORDE MARGARIDA mantêm um Blogcom textos sobre Villa Lobos, canto orfeônico e demais temas ligados ao universo de Schivasappa. A produção usa também o Facebook, o Twitter e o Youtube como estratégias de difusão e divulgação "A ideia é mostrar que as mídias sociais, mecanismos tão contemporâneos, podem também funcionar como disseminadores de informações sobre outros períodos histórico-culturais relevantes, como aquele em que viveram Margarida e seu famoso professor.

No ano em que o maestro completaria 125 anos, estamos fazendo com que as novas gerações ligadas na internet conheçam melhor seu legado". (Os links estão abaixo)
Acorde Margarida: espetáulo lança luz sobre as impressões artísticas da musicista Margarida Shivasappa; ela conseguia verter para as partituras a alma desconcertante do maestro

ACORDE MARGARIDA tem incentivo da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves onde se encontra um teatro batizado com o nome de Margarida Schivasappa. Uma das mais importantes da região Norte, a casa de espetáculos comemora 25 anos de fundação em 2012. O musical de Carlos Correia Santos conta ainda com apoio cultural do Grupo RBA, EKO Estratégias em Comunicação,Espaço Experimental de Dança, Giostri Editora, Gráfica D´Avila, INCRAe A Casa da Atriz. Quem assina a assessoria de comunicação e a criação de conteúdo do projeto é a Parla Página.



OS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:


Página no Facebook:


Deputado critica propaganda enganosa de Roseana sobre ''revolução'' na Saúde do MA

O deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA) criticou a publicidade demasiada do governo Roseana Sarney nos meios de comunicação da família sobre a eficiência na saúde pública. O parlamentar disse que a propaganda oficial sobre o “Programa Saúde É Vida” é um presente de grego para a população maranhense. “Essa revolução, decantada em prosa e verso pelo governo de Roseana Sarney, é um engodo, é pura falácia”, afirmou o parlamentar.
O deputado, que realizou, semana passada, visita a nove municípios, disse que a situação de abandono em que se encontra a maioria das unidades hospitalares, que foram construídas para abrigar o programa, é escandalosa. “É com pesar que informo a esta Casa que lá no meu estado levantar e abandonar obras está sendo confundido com fazer saúde pública”, denunciou Simplício, durante pronunciamento.
De acordo com ele, os hospitais foram construídos para atender mais aos aliados da governadora do que às necessidades da população. Ele explicou que alguns foram construídos sem nenhuma preocupação com o acesso dos usuários e não obedecem às normas internacionais de atendimento de saúde. “Nada disso foi levado em consideração. O que interessou foi a politicagem”, afirmou Araújo.
Segundo o deputado, depois de ele ter denunciado o fato da tribuna da Câmara e ao Ministério Público Federal, o governo do Maranhão reforçou a propaganda na mídia. Agora, informou ele, o governo já fala em transformar a cidade de Timon, próximo à capital do Piauí, Teresina, em centro de excelência em saúde. “Torcemos para que toda essa excelência aconteça, de verdade, não somente nesse município, mas em todo o Maranhão”, ironizou Simplício.

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB