domingo, 23 de outubro de 2011
       
                     Todos os mundos de Eliseu Cardoso
Conhecido por canções de alto labor estético, o músico Eliseu Cardoso é um dos maiores letristas  de sua geração, ao lado de nomes como Nato Silva, Riba Salgueiro  e Chico Nô; o artista prepara novo show em breve, após o memorável lançamento do segundo álbum ‘’Alma Negra’’
Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
Um artista plural e multifacetado. Assim é Eliseu Cardoso, que do alto de sua pesquisa cosmopolita nas áreas do humanismo tem brindado o público maranhense com o melhor da produção musical universal, repleta de tambores e sofisticação sonora. Desde o seu disco de estréia ‘’Todos os Cantos'', de 2003, até o recente trabalho do compositor ‘’Alma Negra’’ do ano de 2010, Eliseu vem mostrando uma vigorosa proposta conceitual na conjuntura cultural do Estado.
A biografia do intérprete fala por si mesma. Nascido no município de Pinheiro, Cardoso participou dos principais eventos de fomentação da música brasileira dentro e fora do Maranhão. Em 1992 foi uma das gratas revelações do FESMAP, principal festival de música da sua cidade natal. Já em 2008, passadas quase duas décadas da premiação inicial do músico,  o compositor arrebatou o 1° lugar em um dos mais disputados festivais de São Luis, o João do Vale. Naquele ano a música premiada foi ‘’Redemoinhos’’.
Eliseu Cardoso: música que perquire as entranhas do Ser em todas as investidas do artista
Eliseu Cardoso é autor de mais de 200 composições e, além de cantor também é contista e cronista. Escreve com os olhos voltados para os problemas sociais mais gritantes sem contudo distanciar-se da esfera íntima das relações amorosas, onde é  mestre da composição romântica. Um romantismo cru e desnudo que perquire as entranhas do ser em músicas de densidade rítmica acentuada. Eliseu passeia por gêneros musicais como Samba, Rumba, Salsa e Jazz com a suavidade de quem está em casa.
As duas obras do compositor foram lançadas com grande receptividade de público e crítica. Em 2005, Cardoso foi indicado ao Prêmio Universidade na categoria ‘’Destaque/compositor”, que premia grandes letristas maranhenses lançados em disco. Para este ano, o artista promete um novo show com integrantes de sua geração(Geração 90 da MPB no Maranhão) e ainda o lançamento de grande parte de sua produção literária, que já contabiliza três livros inéditos.


A obra musical de Eliseu Cardoso e a Crítica

“Há muito tempo não via aqui na Ilha um trabalho tão bonito”
 Tutuca (cantor e compositor)
  “Elizeu canta os hemisférios povoados de lutas e belezas em constante ebulição, canta os povos oprimidos e as almas que arrastam arestas em suas existências. A obra de Elizeu Cardoso vem se acrescentando ao cancioneiro popular brasileiro no Maranhão como uma das mais densas, fecundas e necessárias ao contexto cultural maranhense da atualidade”                                                                        
 Fernando Atallaia (jornalista, poeta e compositor) 
 “Metáfora de sons latinos e caribenhos, a música de Elizeu Cardoso revolve com sutileza o húmus sob o qual sobrevivem entrelaçadas as raízes africanas universais”.
                                                                      César Teixeira  (cantor, compositor e jornalista)
“Fiquei maravilhado! Me remeti as sonoridades africanas. Voz belíssima e muito bom gosto nos arranjos”
                                                                       Gérson da Conceição (produtor e baixista)

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB